quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Esperança... Esperar.

Esperança... Esperar.

Não é verde, é madura. Acalenta os corações na certeza da espera. Espera a mãe o filho nascer com sonhos, ilusão e fé. Esperança de ser um menino como o pai, sábio como o avô. Ou aquela menina de sorriso meigo que vai ser carinhosa e prendada, linda é certeza.  Espera o filho andar e ir para escola na esperança de um dia ser doutor e ter uma vida mais digna sem tantos apertos. A esperança do vestibular que deixa pais aflitos sem saber se a escolha é certa ou se terá o dinheiro suficiente para bancar os gastos que serão muitos. Tanta forma tem a esperança. Forma de namorada e nora, ou genro trabalhador e digno que amara e protegera a filha. A aposentadoria e a vida sonhada de viagens, passeios e descanso... Esperança não realizada ao ver que a aposentadoria não paga remédios que são necessários com a idade e exames, que o plano de saúde, que uma fila de espera enorme se leva mais de dois meses para consultar. O sistema de saúde tão cantado e falado em palanques de políticos...
Tem fila de espera para internar, tem fila para o dentista, tem fila para exames, tem fila para encostar e aí a esperança começa a acabar. O médico deu atestado do governo escreve recusado você pode recorrer. E a esperança faz voltar lá e não tem como trabalhar... E a esperança faz procurar um advogado e mais fila para esperar o juiz julgar... Esperança não é verde-amarela. Esperança é incerteza do amanhã. Foi um dia consolo e ainda é, mas minada e destruída pela realidade. Esperança tão cantada em prosas e versos, por apaixonados é refúgio. Tantas formas e uma única certeza só o tempo responderá.  Qual é a sua esperança?
Desejo que você a realize.
Dione Fonseca

4 comentários:

  1. Dione,lindo o seu blog e linda sua poesia!O nome do brasileiro deveria ser esperança,porque temos mesmo muita esperança diante de tantos descasos com a saude publica e outras coisas mais1Bjs e grata pela visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anne Obrigada pela visita e o cementario .È muito bom ler. Abraços

      Excluir
  2. Oi,
    A espera é terrivel e perder a esperança é pior.Seu texto é magnifico tem cheiro de Brasil,e nascer nesta terra tão linda tem que aprender a ter esperança,mesmo remota,mas temos que ter.Lindo o seu post,agradeço por sua gentil visita no meu blog e por fazer parte dele.
    Linda quarta-feira para ti e todos que te cercam.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fenix27 realmente nos temos esperanças ,como escrevi ela não é verde amarela, porque nossos governantes ainda não cuidão da população como deveria. Eu vivi e vivo isto. tem incoerencias como a mais corriqueira é ir ao medico do sistema de saude e ele dar o laudoi real de incapacidade e o INSS o medico negar. Ambos pertencem ao governo. Sinceramente não entendo conheço muitas pessoas que sofrem sem meio de trabalharne vivendo de caridade ou amparo de familiares de algo que é direito. Esperança existe mas no momento não é verde amarela
      Mas amamos nossa terra e esperamos que as coisas melhorem. Abraços e obrigada

      Excluir

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos