segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dispositivo para cegos criado na UFMG será implantado em linhas de ônibus de Ribeirão Preto

Dispositivo para cegos criado na UFMG será implantado em linhas de ônibus de Ribeirão Preto
Agência de Notícias da UFMG

Dispositivo que possibilita a identificação de ônibus por deficientes físicos será implantado em veículos do transporte público de Ribeirão Preto. A tecnologia, identificada como DPS2000, foi desenvolvida por Dácio Pedro Simões e Julio César David Melo, do Laboratório de Sistemas Inteligentes da Escola de Engenharia da UFMG, e funciona por meio de transmissor portátil, que fica com o usuário, e um receptor, instalado no ônibus.
A medida proposta pela vereadora Silvana Resende foi aprovada em sessão da Câmara de Vereadores do município na quinta-feira, 7 de julho, e prevê que empresas de ônibus cujas licitações estão vencidas garantam a instalação do equipamento em sua frota.
De acordo com Adriano Assis, diretor de Desenvolvimento da Geraes Tecnologias Assistivas Ltda (empresa responsável pela produção do dispositivo), a maioria dos usuários cegos tomam conhecimento sobre o DPS2000 através da divulgação do projeto pela internet. “Recentemente, em São Carlos, foram os próprios deficientes visuais que marcaram audiência na Prefeitura para apresentar o DPS2000 ao poder público”, conta.
O DPS2000 já funciona na cidade de Jaú, em São Paulo, desde 2010. O processo de incrementação do aparelho inclui treinamento de motoristas e encarregados de tráfego e doação de receptores para interessados em usar o dispositivo. Rio de Janeiro e Niterói também já realizaram experiência-piloto com o DPS2000 recentemente (entre maio e junho) para avaliá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos