Dispositivo para cegos criado na UFMG será implantado em linhas de ônibus de Ribeirão Preto
Agência de Notícias da UFMG
Dispositivo que possibilita a identificação de ônibus por deficientes físicos será implantado em veículos do transporte público de Ribeirão Preto. A tecnologia, identificada como DPS2000, foi desenvolvida por Dácio Pedro Simões e Julio César David Melo, do Laboratório de Sistemas Inteligentes da Escola de Engenharia da UFMG, e funciona por meio de transmissor portátil, que fica com o usuário, e um receptor, instalado no ônibus.
A medida proposta pela vereadora Silvana Resende foi aprovada em sessão da Câmara de Vereadores do município na quinta-feira, 7 de julho, e prevê que empresas de ônibus cujas licitações estão vencidas garantam a instalação do equipamento em sua frota.
De acordo com Adriano Assis, diretor de Desenvolvimento da Geraes Tecnologias Assistivas Ltda (empresa responsável pela produção do dispositivo), a maioria dos usuários cegos tomam conhecimento sobre o DPS2000 através da divulgação do projeto pela internet. “Recentemente, em São Carlos, foram os próprios deficientes visuais que marcaram audiência na Prefeitura para apresentar o DPS2000 ao poder público”, conta.
O DPS2000 já funciona na cidade de Jaú, em São Paulo, desde 2010. O processo de incrementação do aparelho inclui treinamento de motoristas e encarregados de tráfego e doação de receptores para interessados em usar o dispositivo. Rio de Janeiro e Niterói também já realizaram experiência-piloto com o DPS2000 recentemente (entre maio e junho) para avaliá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos