terça-feira, 19 de julho de 2011

Ruído gerado pelo secador de cabelo pode levar profissionais da beleza a serem vítimas da PAIR

Ruído gerado pelo secador de cabelo pode levar profissionais da beleza a serem vítimas da PAIR
 
Acima dos 85 decibéis permitidos, ruído causado por secadores de cabelo e a vibração do equipamento colocam profissionais da beleza na mira da doença
 
ruido_salao.jpgSe o barulho dos secadores nos salões incomoda as clientes que por ali permanecem apenas algumas poucas horas, imagine quem está exposto por um período prolongado, como os profissionais? Mas não é só incômodo que esse barulho pode causar. Trabalhar sob influência sonora destes ambientes tem feito cada vez mais vítimas da PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), que ocupa o segundo lugar entre as doenças mais frequentes do aparelho auditivo e entre as doenças ocupacionais que mais afetam os trabalhadores. No caso dos salões de beleza, a situação se complica, já que além do ruído excessivo (mais de 90 decibéis) causado pelos secadores de cabelo, a vibração do equipamento também prejudica a audição. "Assim como as britadeiras, os secadores de cabelo propagam o som pela vibração, com isso, potencializam os efeitos do ruído nos profissionais expostos a eles", explica a fonoaudióloga da Audibel - empresa de aparelhos auditivos -, Beatriz Pessoa. 
 
Especialistas alertam que o mundo está mais barulhento e nossa audição não está preparada para os níveis de ruído causados pelas máquinas criadas pelo homem, principalmente no trabalho. Hoje, estima-se que 10% da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou sua audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já considera a poluição sonora o terceiro maior problema ambiental mundial, mas muitos trabalhadores não estão atentos a essa questão e ignoram o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) como os protetores auriculares que, embora sejam obrigatórios no horário de expediente de lugares considerados ruidosos, muitas vezes ficam pendurados no pescoço e não nos ouvidos dos profissionais. “Dependendo do local onde esse profissional atua, o volume de ruído pode ultrapassar facilmente os 85 decibéis (nível máximo, suportado pelo ouvido durante 8 horas)”, exemplifica a fonoaudióloga da Audibel, Fabiana Ferreira Camillo Stevanato.
 
E as consequências não param por aí. Além da perda auditiva, a poluição sonora causa efeitos negativos na saúde humana, como: Insônia (dificuldade de dormir); Estresse; Depressão; Perda de audição; Agressividade; Perda de atenção e concentração; Perda de memória; Dores de Cabeça; Aumento da pressão arterial; Cansaço; Gastrite e úlcera; Queda de rendimento escolar e no trabalho; Surdez (em casos de exposição a níveis altíssimos de ruído). Isso sem falar no zumbido, sensação de chiado ou apito constante - reflexo de muito tempo de exposição a determinado tipo de ruído. “É muito comum ficar com essa sensação após exposição prolongada em ambientes ruidosos, porque o volume máximo suportado pelo ouvido normalmente estava muito abaixo daquele ao qual o indivíduo estava exposto”, diz.
Segundo a fonoaudióloga, todo e qualquer lugar onde haja ruído constante é necessário proteção. Além da intensidade do ruído, o tempo de exposição é quem vai dizer por quanto tempo o trabalhador pode ficar exposto a esse barulho. “É importante observar o nível de ruído em cada ambiente para que a audição não seja lesada”, ressalta. Vale lembrar que a perda auditiva costuma ser gradativa, por isso é preciso ficar atento! Se você anda tendo dificuldade para entender o que as pessoas falam, pede com frequência para repetir o que foi dito ou costuma ouvir televisão com o volume muito alto, pode ser hora de procurar um médico. “Quanto antes procurar ajuda, mais fácil será para dar o diagnóstico e contornar o problema”, alerta Fabiana. 
Qual é o limite?
De acordo com a Norma Brasileira NBR 105152 (ou ABNT NB-95), os níveis recomendados para máxima exposição diária são:
Nível de ruído dB (A)
Situação de risco
Máxima exposição diária permissível
85
Toque do telefone
8 horas
90
Secador de cabelo
4 horas
95
Trânsito
2 horas
100
Cortador de grama, maquita
1 hora
105
Som do helicóptero
30 minutos
110
Britadeira/Buzina de carro
15 minutos
115
Turbina de avião
7 minutos
130
Show, caixas de som
7 minutos
 
Audibel - A Audibel é uma empresa de aparelhos auditivos 100% brasileira que atua há mais de 25 anos no mercado. É distribuidora exclusiva da marca Beltone, empresa mundialmente reconhecida pela inovação de seus trabalhos e pesquisas na área de saúde auditiva. www.audibel.com.br. Recentemente, a Audibel colocou no ar o portal de saúde auditiva www.ouvirfazbem.com.br criado para reduzir o preconceito e a desinformação sobre deficiência auditiva com conteúdo sobre a audição e a importância de ouvir, incluindo depoimentos de superação de portadores de deficiência auditiva e seus familiares.   
Informações para a Imprensa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos