segunda-feira, 25 de julho de 2011

Governador e Secretário de Agricultura de Minas Gerais iniciam visita ao Japão

Governador e Secretário de Agricultura de Minas Gerais iniciam visita ao Japão




BELO HORIZONTE (25/07/11) - O governador Antonio Anastasia e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, se reuniram, nesta segunda-feira (25), em Tóquio, com Masami Iijima, presidente e CEO da Mitsui, um dos maiores conglomerados econômicos do mundo. Durante o encontro, Masami Iijima revelou ao governador detalhes dos investimentos a serem feitos pela empresa a partir da parceria, anunciada no último dia 19, com a norte-americana Dow Chemical, para construção de um complexo de biopolímeros no município de Santa Vitória, no Triângulo Mineiro.



Segundo o executivo japonês, serão investidos US$ 400 milhões no empreendimento. A primeira fase do projeto inclui a construção de uma nova unidade de produção de cana de açúcar para etanol em Santa Vitória, que deverá ser concluída ainda em 2011 e representará a criação de dois mil empregos. Será a maior planta integrada do mundo para a produção de bioplásticos feitos a partir de etanol renovável derivado da cana de açúcar.



“É um projeto inovador na indústria brasileira que, felizmente, será desenvolvido em Minas. A importância desse anúncio vai além do investimento financeiro em si, mas proporcionará ao Estado também uma qualificação dos trabalhadores para atender a demanda gerada pela nova unidade industrial”, disse o governador Anastasia após o encontro.



De acordo com o memorando de entendimento anunciado na semana passada, a Mitsui terá participação de 50% na operação de cana de açúcar da Dow Chemical em Santa Vitória. “O Brasil é prioritário para a Mitsui. Nossa intenção é continuar com os investimentos previstos e buscar cada vez mais novas oportunidades”, afirmou Masami Iijima.



Os principais negócios da Mitsui no Brasil estão na área de mineração (detém 15% da Valepar, holding da Vale), alimentos (tem duas subsidiárias, a Multigrain, que produz soja, algodão e milho e comercializa produtos agrícolas adquiridos de outros produtores, e a Mitsui Alimentos, que comercializa café torrado em Minas Gerais e realiza, em Araguari, seleção de grãos destinados à exportação), siderurgia (importa máquinas e equipamentos para empresas como a Usiminas).



Também participaram da reunião, o vice-presidente executivo da Mitsui, Takao Omae, o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior.



Província de Yamanashi



Em seu primeiro compromisso oficial no Japão, pela manhã, Antonio Anastasia e sua comitiva foram recebidos pelo governador da província de Yamanashi, Shomei Yokouchi. O encontro aconteceu na sede do governo da província, na capital Kofu, a 130 quilômetros de Tóquio. Durante a reunião, que contou com a participação do embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, Anastasia destacou a colaboração entre os dois países e, principalmente, entre Minas Gerais e Yamanashi.



“Parcerias em áreas como a siderurgia, celulose e agricultura são muito importantes para o progresso de nosso Estado. E a irmandade que temos com Yamanashi é certamente um dos pilares da boa relação que tem Minas e o Brasil com o Japão”, disse o governador.



Em 2013, completam-se 40 anos da assinatura do Acordo de Cooperação e Intercâmbio entre o Estado de Minas Gerais e a Província de Yamanashi, no qual foram estabelecidos laços de irmandade entre as partes, abrangendo indústria e comércio, além dos setores educacional e cultural.







 
 
ARA´VER MAIOR CLIK NA IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos