quinta-feira, 21 de abril de 2011

Emater-MG apresenta tecnologias para produtores familiares na 77ª Expozebu

Emater-MG apresenta tecnologias para produtores familiares na 77ª Expozebu
 
Os pequenos e médios pecuaristas terão, a partir de 3 de maio, em Uberaba, a oportunidade de conhecer tecnologias para melhorar a qualidade dos rebanhos e aumentar a eficiência da atividade. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vai participar da 77ª Expozebu, em Uberaba, com palestras e atendimento técnico nas áreas de gestão e manejo de propriedades leiteiras, além de conservação de recursos hídricos e educação ambiental.
 
A abertura oficial da 77ª Expozebu, a maior feira de pecuária do mundo, será às 9h, no Parque de Exposições Fernando Costa, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal, lideranças do agronegócio, criadores, convidados internacionais, estudantes e comunidade em geral. Em 2010, o evento teve mais de 330 mil visitantes.
“O evento tem participação decisiva no desenvolvimento da pecuária junto aos produtores familiares”, afirma presidente da Emater-MG, Maurilio Soares Guimarães, que participará da cerimônia de inauguração da 77ª Expozebu, juntamente com toda a diretoria executiva da empresa. Segundo Maurilio, a feira, que apresenta as últimas inovações no setor de genética bovina, é uma oportunidade para os pequenos e médios pecuaristas terem acesso a tecnologias e práticas de gestão que tornem a atividade mais produtiva.

A Emater-MG vai coordenar o estande do Governo de Minas na Expozebu. Os visitantes poderão ter informações sobre produção agropecuária e tirar dúvidas no Plantão Técnico, que terá participação de profissionais da Emater-MG, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “Essas parcerias são fundamentais para que os resultados sejam ainda melhores”, ressalta Maurilio Guimarães.
O gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Gustavo Laterza de Deus, apresentará, no dia 3 de maio (terça-feira), às 14 horas, palestra sobre o Programa Minas Leite. “Já temos um projeto piloto em Frutal, e as ações serão ampliadas para outros municípios do Triângulo”, informa. A apresentação será durante reunião com o Núcleo dos Sindicatos Rurais, no Salão Nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Vamos apresentar os resultados do Programa no Estado e estabelecer propostas de parcerias”, afirma Gustavo Laterza.
O Minas Leite é um programa do Governo de Minas para modernizar a cadeia produtiva, por meio da melhoria da gestão das propriedades. Os produtores participantes são orientados por técnicos da Emater-MG nas áreas de administração das despesas, controle zootécnico e acompanhamento da produção de cada animal, além de ter acesso a tecnologias para melhorar a qualidade do leite.
No dia 4 de maio, às 9 horas, será a vez de mostrar as ações do Pró-Genética, programa estadual de melhoramento dos rebanhos bovinos. “Serão divulgados os resultados e as propostas para o desdobramento do programa, como feiras, capacitação de extensionistas, banco de ofertas da ABCZ. E também as opções de financiamento para os pecuaristas interessados em melhorar seus rebanhos”, destaca o gerente regional da Emater-MG. Na ocasião, haverá representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agricultura, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), da Federação de Agricultura de Minas Gerais (Faemg) e sindicatos de produtores.

Durante a 77ª Expozebu, a Emater-MG estará presente também no Espaço Sustentabilidade, com material informativo sobre as ações desenvolvidas na Unidade VerdeMinas/Frutal, mantida em parceria com a Fundação HidroEX. No local, a equipe técnica da empresa prestará informações sobre educação ambiental.

Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos