quarta-feira, 20 de abril de 2011

José Wilker recebe Amir Haddad no programa Palco e Plateia no Canal Brasil

Série de TV itinerante apresentada por José Wilker, com entrevistas de renomados diretores de teatro, traça panorama das artes cênicas no país.

Dirigida por Jorge Nassaralla e Pedro Flores da Cunha, a série Palco e Plateia abre as cortinas do teatro brasileiro todas as segundas-feiras, às 21h, no Canal Brasil, para apresentar um panorama do universo das artes cênicas no país. O ator, diretor, crítico de cinema e apresentador José Wilker entrou em cena e entrevistou alguns dos maiores e mais representativos diretores do universo teatral. Wilker, que tem intimidade com o assunto – são mais de 50 peças no currículo -, contou com a participação de diversas plateias nos teatros das principais capitais onde as conversas foram filmadas. O programa mostra ainda imagens das produções teatrais e depoimentos de grandes atores e outros profissionais do meio que fizeram parte da trajetória de cada diretor entrevistado.
Com roteiro de Jorge Espírito Santo, Palco e Plateia discute o teatro brasileiro, suas diversas manifestações, suas variadas visões, linguagens, métodos de encenação e processos de criação. Com perguntas também da plateia, muitas constituídas por atores e pessoas do mundo das artes cênicas, se estabelece um diálogo, uma troca entre diretor e público, profissionais e admiradores do teatro. O programa é uma produção da Girassol Comunicações em parceria com a KN Vídeo, e conta com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro.
No total, são 13 episódios (30 minutos cada) que serão exibidos até 27 de junho na seguinte ordem: Aderbal Freire-Filho (4 de abril), Charles Möeller (11 de abril), Bia Lessa (18 de abril), Amir Haddad (25 de abril), Chica Carelli e Marcio Meirelles, do Bando de Teatro Olodum (2 de maio), Rodolfo Garcia Vázquez, do grupo Os Satyros (9 de maio), Eduardo Moreira, do Grupo Galpão (16 de maio), Guti Fraga, do Nós do Morro (23 de maio), Hamilton Vaz Pereira (30 de maio), Gabriel Villela (6 de junho), Miguel Fallabela (13 de junho), Jô Soares ou Bibi Ferreira (a confirmar) (20 de junho) e Antunes Filho (27 de junho).
No próximo episódio, dia 25 de abril (segunda-feira), José Wilker recebe o premiado diretor e professor de teatro Amir Haddad. Criador do grupo Tá na Rua, em 1980, Haddad ganhou reconhecimento por meio de um trabalho fundamentado na interação entre atores e espectadores e na disposição não convencional das cenas. Além da entrevista, a série traz depoimentos de Tonico Pereira, Angela Rebello, Clarice Niskier e Alessandro Persan.

Sobre José Wilker
Ator, diretor, apresentador e crítico de cinema. José Wilker é dono de um currículo que conta com 58 filmes, 41 novelas e minisséries na TV e 54 peças de teatro. Entre os longas de que participou está um dos maiores fenômenos de bilheteria da história do cinema brasileiro: "Dona Flor e seus dois maridos" (1976), visto por 12 milhões de pagantes. Este ano, Wilker estreia na direção de um longa metragem com "Giovanni Improtta" – do qual também é protagonista -, onde retoma o papel do bicheiro criado por Aguinaldo Silva para a novela "Senhora do destino" (2004), além da montagem e direção da peça “Palácio do Fim”, da canadense Judith Thompson.

Sobre Amir Haddad
Diretor e professor de teatro nascido em Minas Gerais, em 1937. Criador do grupo Tá na Rua, em 1980, é considerado um dos maiores nomes das artes cênicas no país.
Em São Paulo, interrompeu a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em 1957. Na cidade, participou da criação do Teatro Oficina e dirigiu, entre outras, a peça “A Incubadeira”, de José Celso Martinez Corrêa, responsável pelo seu primeiro prêmio de melhor direção. Em 1961, seguiu para o Pará e realizou uma série de trabalhos para a Escola de Teatro de Belém.
Em 1965, foi convidado pelo Teatro Universitário Carioca para dirigir “O Coronel de Macambira”, de Joaquim Cardoso. A partir daí, Haddad permaneceu no Rio de Janeiro. O diretor foi um dos fundadores do grupo A Comunidade, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM. Na companhia, ganhou o Prêmio Molière de melhor direção pelo espetáculo “A Construção”, de Altimar Pimentel, em 1969. No mesmo ano, recebeu o segundo Molière com ”O Marido Vai à Caça”, de Georges Feydeau. Em 1974, faz “Somma”, que continua as experimentações do grupo A Comunidade: a plateia sobe no palco e a improvisação se fundamenta como um dos motores fundamentais nas montagens.
Realizou trabalhos no teatro como “Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come”, de Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar (1989), que lhe rendeu o Prêmio Shell. Ganhou ainda o Prêmio Sharp, por “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare, em 1996.

Como professor trabalhou na Escola de Teatro do Pará, Escola de Teatro da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro, atual Universidade do Rio de Janeiro, e Escola de Teatro Martins Pena. Trabalhou ainda na formação do núcleo de Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 1992 a 1995.

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br

Créditos:
Apresentador: José Wilker
Direção: Jorge Nassaralla e Pedro Flores da Cunha
Produção Executiva: Bia Flores e Fabiana Misse
Assistente de Direção: Fernanda Binato
Direção de Produção: Grasiele Ferrari
Direção de Fotografia: Wlacyra Lisboa
Roteiro: Jorge Espirito Santo
Montagem: Bruna Baitelli
SERVIÇO:
PALCO E PLATEIA
Data: Todas as segundas-feiras, de 4 de abril a 27 de junho.
Horário: 21h
Reprises aos domingos, às 12h30.
Canal Brasil (66 na grade de canais das empresas de televisão por assinatura NET e SKY)
Classificação livre
EPISÓDIOS:
4 de abril – Aderbal Freire-Filho
11 de abril – Charles Möeller
18 de abril – Bia Lessa    
25 de abril – Amir Haddad
2 de maio – Chica Carelli e Marcio Meirelles (Bando de Teatro Olodum)
9 de maio – Rodolfo Garcia Vazquez (Grupo Os Satyros)      
16 de maio – Eduardo Moreira (Grupo Galpão)         
23 de maio – Guti Fraga (Grupo Nós do Morro)
30 de maio – Hamilton Vaz Pereira 
6 de junho – Gabriel Villela
13 de junho – Miguel Falabella  
20 de junho –Jô Soares ou Bibi Ferreira (a confirmar)
27 de junho – Antunes Filho


simbolo-01  Dominique Isabelle Guerin        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos