Judeus de todo o país celebram o Pessach
Páscoa judaica lembra a saída do povo hebreu da
escravidão do Egito; festa tem cardápio especial
A partir da noite de segunda-feira, 18/4, judeus de todo o país celebram o Pessach, a Páscoa judaica, festa que comemora a libertação dos israelitas da escravidão do Egito. Durante os oito dias de celebração, as mesas ganham um cardápio totalmente diferenciado, livre de fermento.
“Ao se preparar para a fuga do Egito, o povo hebreu não teve tempo de esperar seu pão fermentar. Durante os oito dias de nossa festa, então, deixamos de comer alimentos fermentados como forma de lembrarmos o que nossos antepassados viveram. Esse pão ázimo, chamado por nós de matzá, é o grande símbolo dessa celebração. Representa a servidão do povo e a conquista da liberdade”, explica o rabino Ruben Sternschein, da Congregação Israelita Paulista (CIP).
Restrições alimentares durante as comemorações em nada incomodam a comunidade judaica, que substitui os alimentos proibidos por algumas delícias típicas da ocasião. Entre as saborosas receitas da culinária judaica, Débora Sór, do Clube das Vovós, entidade de apoio à terceira idade da CIP, destaca a Chremslach, deliciosa panqueca de Pessach. É muito fácil de preparar.
Chremslach
Ingredientes:
4 ovos
1 e 1/4 xícara (chá) de água (conhaque, a gosto)
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela
8 colheres (sopa) de amêndoas, picadas
8 colheres (sopa) de uva-passa
Óleo
Modo de preparo:
1. Coloque em uma tigela os ovos, a água, a canela, o conhaque, o sal e o açúcar. Bata bem (se quiser, use uma batedeira).
2. Junte a farinha de matzá e continue batendo até começar a engrossar. Se estiver muito grosso, coloque 1 colher (sopa) de água.
3. Retire da batedeira, junte as amêndoas e as uvas-passa. Misture bem com uma colher de pau.
4. Leve uma frigideira antiaderente (10 cm de diâmetro) ao fogo médio. Coloque 1 colher (sopa) de óleo para esquentar.
5. Quando o óleo estiver quente, baixe o fogo e retire o excesso com um pedaço de papel toalha.
6. Coloque uma concha (cheia) de massa na frigideira, levante e faça um movimento circular para que todo o fundo seja coberto. A panqueca deve ficar espessa, não fina como crepe.
7. Levante a ponta da panqueca com uma espátula. Deixe dourar. Transfira a panqueca para um prato.
8. Repita a operação até acabar a massa. Sirva quente.
Sirva com:
Mel faz um perfeito casamento com essas panquecas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos