Semana de Conscientização da Esclerose Múltipla será marcada por palestras gratuitas em diversas cidades
Palestras trazem informações para pacientes, familiares, profissionais da saúde e público em geral
A Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealthCare, promove entre os dias 23 e 29 de agosto a 5ª Semana Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, com o objetivo de alertar a população em geral para o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (30 de agosto). Diversas atividades serão realizadas em parceria com as principais associações de pacientes do Brasil, sendo todas dirigidas a pessoas com esclerose múltipla, familiares, profissionais da saúde e público em geral. Em São Paulo, o público poderá conferir no próximo dia 21 de agosto, sábado, a partir das 14h00, no Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600), uma palestra de Aldo Novak, autor, jornalista, coach e porta-voz oficial no Brasil do filme e livro “O Segredo”. Durante a apresentação, Aldo Novak ensinará como cercar-se de elementos mentais e emocionais que auxiliem na superação de quaisquer obstáculos na vida, como por exemplo, o de receber o diagnóstico de uma doença. “É preciso estar preparado para enfrentar as dificuldades com clareza, principalmente porque não importa qual seja a limitação, mas, sim, a forma como se reage a ela”, afirma Novak. Segundo o palestrante, o segredo da superação está na ação, na forma como a pessoa se dedica a resolver a questão. “É importante que a pessoa se cerque de modelos positivos, estabelecendo e ampliando o relacionamento com pessoas que são um exemplo de superação”, complementa Novak.
Receber o diagnóstico de esclerose múltipla (EM) não atrapalhou os objetivos da bailarina Jéssika Cristina Criolezio, que será um dos destaques do evento em São Paulo, com uma performance exclusiva para o público presente no Centro de Convenções Rebouças. Diagnosticada com a doença em novembro 2008, a bailarina não apenas não abandonou a dança, como a tornou a sua profissão. “O segredo para superar o diagnóstico foi a minha persistência, sempre quis ser uma artista e sabia que precisaria batalhar por esta carreira, independente de minha condição de saúde”, afirma Jessika. O diagnóstico da doença impacta cada paciente de uma forma. Pesquisa realizada pela Bayer Schering Pharma com 650 pessoas diagnosticadas com a doença em 12 países, entre eles o Brasil, demonstra que oito entre dez pessoas se sentiram ansiosas e confusas no momento do diagnóstico, sendo os maiores medos destes pacientes ficarem inválidos (65%) e se tornarem um peso para família (61%). Em relação à carreira, cerca de 60% dos entrevistados ficaram preocupados com a capacidade de executar o trabalho. “Eu procuro esquecer que tenho esclerose múltipla para me dedicar à minha carreira, pois a vida de atleta não me permite ficar sem realizar um treinamento diário. Parar um dia significa regredir em posições que anteriormente realizava perfeitamente”, acrescenta a bailarina Jéssika.
Conheça a esclerose múltipla
As causas da EM ainda são pouco conhecidas, mas estudos recentes sugerem a existência de uma predisposição genética, associada à influência de fatores ambientais. A doença acomete jovens adultos na faixa etária de 20 a 40 anos e atinge cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. No Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que são mais de 30 mil pessoas com EM, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.
Trata-se de uma doença que afeta o sistema nervoso central, com ativação de elementos do sistema imunológico do paciente contra suas próprias estruturas. Os medicamentos que podem modificar o seu curso são chamados imunomoduladores, tal como betainterferona 1b, (BETAFERON®, da Bayer Schering Pharma), que reduzem os surtos e retardam a evolução da incapacidade neurológica. O tratamento imediato de pacientes com EM tem como principal objetivo a redução da frequência e intensidade dos surtos, que são déficits neurológicos agudos, mais comuns na fase inicial da doença.
Programação de eventos
São Paulo / Capital
21/08 – Evento Bayer Schering Pharma para pessoas com Esclerose Múltipla
Horário: A partir das 14h00
Local: Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600)
23/08 – Evento na Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM)
Horário: A partir das 10h00
Local: Av. Indianápolis, 2758
Campinas / SP
28/08 – Evento com o Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas e Região (GEMC)
Horário: A partir da 14h00
Local: Rua Delfino Cintra, 63 - Campinas-SP
Mogi das Cruzes / SP
28/08 – Evento com o Grupo de Atendimento e tratamento da Esclerose Múltipla (GATEM)
Horário: A partir das 9h00
Local: Centro Municipal de Formação Pedagógica Professor Boris Grinberg – CEMFORPE - Rua Antenor Leite da Cunha, nº 55 - Vila Nova Mogilar
Caxias do Sul / RS
28/08 – Evento com a Associação Caxiense de Esclerose Múltipla
Horário: A partir da 14h00
Local: Auditório da Faculdade da Serra Gaúcha (Rua 18 do Forte, 2366)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos