sexta-feira, 20 de agosto de 2010

5ª Semana Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

Semana de Conscientização da Esclerose Múltipla será marcada por palestras gratuitas em diversas cidades



Palestras trazem informações para pacientes, familiares, profissionais da saúde e público em geral


A Bayer Schering Pharma, divisão da Bayer HealthCare, promove entre os dias 23 e 29 de agosto a 5ª Semana Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, com o objetivo de alertar a população em geral para o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla (30 de agosto). Diversas atividades serão realizadas em parceria com as principais associações de pacientes do Brasil, sendo todas dirigidas a pessoas com esclerose múltipla, familiares, profissionais da saúde e público em geral. Em São Paulo, o público poderá conferir no próximo dia 21 de agosto, sábado, a partir das 14h00, no Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600), uma palestra de Aldo Novak, autor, jornalista, coach e porta-voz oficial no Brasil do filme e livro “O Segredo”. Durante a apresentação, Aldo Novak ensinará como cercar-se de elementos mentais e emocionais que auxiliem na superação de quaisquer obstáculos na vida, como por exemplo, o de receber o diagnóstico de uma doença. “É preciso estar preparado para enfrentar as dificuldades com clareza, principalmente porque não importa qual seja a limitação, mas, sim, a forma como se reage a ela”, afirma Novak. Segundo o palestrante, o segredo da superação está na ação, na forma como a pessoa se dedica a resolver a questão. “É importante que a pessoa se cerque de modelos positivos, estabelecendo e ampliando o relacionamento com pessoas que são um exemplo de superação”, complementa Novak.



Receber o diagnóstico de esclerose múltipla (EM) não atrapalhou os objetivos da bailarina Jéssika Cristina Criolezio, que será um dos destaques do evento em São Paulo, com uma performance exclusiva para o público presente no Centro de Convenções Rebouças. Diagnosticada com a doença em novembro 2008, a bailarina não apenas não abandonou a dança, como a tornou a sua profissão. “O segredo para superar o diagnóstico foi a minha persistência, sempre quis ser uma artista e sabia que precisaria batalhar por esta carreira, independente de minha condição de saúde”, afirma Jessika. O diagnóstico da doença impacta cada paciente de uma forma. Pesquisa realizada pela Bayer Schering Pharma com 650 pessoas diagnosticadas com a doença em 12 países, entre eles o Brasil, demonstra que oito entre dez pessoas se sentiram ansiosas e confusas no momento do diagnóstico, sendo os maiores medos destes pacientes ficarem inválidos (65%) e se tornarem um peso para família (61%). Em relação à carreira, cerca de 60% dos entrevistados ficaram preocupados com a capacidade de executar o trabalho. “Eu procuro esquecer que tenho esclerose múltipla para me dedicar à minha carreira, pois a vida de atleta não me permite ficar sem realizar um treinamento diário. Parar um dia significa regredir em posições que anteriormente realizava perfeitamente”, acrescenta a bailarina Jéssika.



Conheça a esclerose múltipla



As causas da EM ainda são pouco conhecidas, mas estudos recentes sugerem a existência de uma predisposição genética, associada à influência de fatores ambientais. A doença acomete jovens adultos na faixa etária de 20 a 40 anos e atinge cerca de 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo. No Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que são mais de 30 mil pessoas com EM, sendo que desse total apenas cinco mil recebem tratamento adequado devido à demora no diagnóstico.



Trata-se de uma doença que afeta o sistema nervoso central, com ativação de elementos do sistema imunológico do paciente contra suas próprias estruturas. Os medicamentos que podem modificar o seu curso são chamados imunomoduladores, tal como betainterferona 1b, (BETAFERON®, da Bayer Schering Pharma), que reduzem os surtos e retardam a evolução da incapacidade neurológica. O tratamento imediato de pacientes com EM tem como principal objetivo a redução da frequência e intensidade dos surtos, que são déficits neurológicos agudos, mais comuns na fase inicial da doença.


Programação de eventos



São Paulo / Capital



21/08 – Evento Bayer Schering Pharma para pessoas com Esclerose Múltipla



Horário: A partir das 14h00



Local: Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600)







23/08 – Evento na Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM)



Horário: A partir das 10h00



Local: Av. Indianápolis, 2758







Campinas / SP



28/08 – Evento com o Grupo de Esclerose Múltipla de Campinas e Região (GEMC)



Horário: A partir da 14h00



Local: Rua Delfino Cintra, 63 - Campinas-SP







Mogi das Cruzes / SP



28/08 – Evento com o Grupo de Atendimento e tratamento da Esclerose Múltipla (GATEM)



Horário: A partir das 9h00



Local: Centro Municipal de Formação Pedagógica Professor Boris Grinberg – CEMFORPE - Rua Antenor Leite da Cunha, nº 55 - Vila Nova Mogilar







Caxias do Sul / RS



28/08 – Evento com a Associação Caxiense de Esclerose Múltipla



Horário: A partir da 14h00



Local: Auditório da Faculdade da Serra Gaúcha (Rua 18 do Forte, 2366)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos