segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Câncer de boca

Câncer de boca




Dra. Fátima Caldeira fala da doença que só em 2010 poderá matar mais de seis mil brasileiros


Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que só em 2010 mais de 14.120 pessoas terão câncer de boca, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres. Ainda de acordo com o órgão, a doença poderá matar no mesmo período cerca 6 mil brasileiros. Quem traz mais informações sobre o mal, que ainda é pouco conhecido, é a Dra. Fátima Caldeira, diretora-clínica do SPA Dental, em São Paulo.



A enfermidade afeta lábios e o interior da cavidade bucal. A Dra. Fátima chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados para evitar o problema. “É essencial que as pessoas adotem cuidados simples como, por exemplo, proteger os lábios da exposição solar com protetores labiais. usar chapéus de aba longa quando estão na praia e sempre visitar seu dentista”, diz a especialista. “O tabagismo, incluindo o uso de cachimbos, e o alcoolismo devem ser abolidos e a ingestão de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes deve se tornar um hábito frequente”, recomenda a profissional.


Sobre o cigarro a dentista ainda ressalta que o ato de fumar libera inúmeras substâncias químicas, que são altamente nocivas e muitas delas são cancerígenas.


Em relação ao autoexame a profissional acha útil, porém ela diz que é necessário que a pessoa saiba diferenciar as alterações. “O autoexame do câncer de boca não é como o autoexame que as mulheres fazem para detectar se há um caroço na região. Muitas vezes as pessoas negligenciam a ferida e esperam que ela cure naturalmente. Homens e mulheres que perceberem alguma ferida que não cicatriza, de cor esbranquiçada ou avermelhada, inchaços, mau hálito, sangramento sem causa conhecida, dor na garganta que não passa, dificuldades de fala e de mastigação precisam procurar um médico imediatamente”.



Pessoas que já foram acometidas de algum tipo de câncer de cabeça ou pescoço e estão curadas podem sofrer de câncer de boca. Segundo Fátima, a reincidência é de 5% todos os anos.



A profissional lembra que o câncer de boca, assim como outros cânceres, têm cura e o quanto mais cedo forem diagnosticados, maiores serão as chances do paciente. “Cerca de 80% dos casos descobertos no estágio inicial da doença são curáveis” - afirma.


O tratamento é feito através de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Mas, dependendo da situação, os três métodos podem ser utilizados ao mesmo tempo. “A melhor arma ainda é a prevenção. Uma boa higiene bucal, bons hábitos alimentares, evitar fumo e álcool ajudam muito a evitar o problema. E não esquecer nunca de ir ao dentista quando surgirem anomalias de qualquer tipo na boca” – ressalta a profissional. Por isso, fique atento aos sinais levantados pela doutora e consulte um profissional se a dúvida bater.




Dra. Fátima Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos