segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Varginha tem Educação Inclusiva premiada

Varginha tem Educação Inclusiva premiada

24 escolas públicas municipais vão receber o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas


Escolas da rede pública municipal de ensino de Varginha recebem hoje (23) o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças promovido pelo Ministério da Educação (MEC), através da SEESP, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) com o apoio do CONSED e UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE. A premiação vai ser realizada durante a cerimônia de abertura do II Seminário Educação Inclusiva: Direito à Diversidade às 20h no Lagamar Resort.





O prêmio objetiva dar visibilidade e valorizar o trabalho realizado por toda comunidade educacional que promove o desenvolvimento inclusivo em escolas. Em 2010, Varginha participa da premiação com 25 relatos de experiências de práticas pedagógicas aplicadas na rede municipal de ensino. Com o reconhecimento do MEC, a cidade receberá o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas pela expressiva demonstração de compromisso com a política da inclusão desenvolvida no município.





Das 36 escolas municipais da rede - 19 escolas de ensino fundamental e 17 centros municipais de educação infantil (CEMEI) – 24 vão receber o prêmio de menção honrosa pelos relatos que narram experiências pedagógicas desenvolvidas na comunidade escolar que visam a inclusão de estudantes com necessidades especiais enviados ao Ministério da Educação.





Atualmente, sete escolas de ensino fundamental e outros três CEMEIs possuem salas de recursos multifuncionais para o atendimento especializado na educação inclusiva. Com a participação no prêmio, Varginha receberá mais 11 salas de recursos multifuncionais.





A prefeitura investe mensalmente cerca de R$ 150 mil em educação inclusiva. São aproximadamente 13 mil estudantes, dentre o total, cerca de 640 recebem atendimento escolar especial. Além do atendimento especializado nas escolas, a rede municipal de ensino também possui a Assessoria Multidisciplinar de Educação Inclusiva (AMEI).





“O número de relatos enviados pelas escolas municipais ao Ministério da Educação demonstra a responsabilidade e empenho de toda a equipe de profissionais da educação e do compromisso da administração em garantir a esses estudantes o direito de transformarem o seu presente e futuro através da educação”, comenta o prefeito Dr. Eduardo Carvalho sobre a expressiva premiação da cidade.





A “Educação Inclusiva: direito à diversidade” é tema atual no setor educacional em todo o país. Garantir o ensino às crianças e jovens brasileiros com respeito às necessidades especiais apresentadas por significativa parcela dos estudantes é dever dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Para aprofundar o debate da educação especial na perspectiva do ensino inclusivo, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Educação Especial (SEESP) do Ministério da Educação (MEC), promove o II Seminário Educação Inclusiva: Direito à Diversidade que será realizado de 23 a 27 de agosto de 2010.

Os 25 municípios que compõe o polo Varginha participarão do evento. As cidades que integram o polo Varginha do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade são: Aguanil, Boa Esperança, Campos Gerais, Careaçu, Carvalhópolis, Conceição do Rio Verde, Coqueiral, Cordislândia, Cristais, Elói Mendes, Fama, Guapé, Ibituruna, Ijací, Ilicínea, Ingaí, Itapecerica, Nepomuceno, Pedra, do Indaiá, Perdões, Santana da Vargem, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula e Turvolândia.

Capacitação - Durante os quatro dias, gestores e educadores participarão de palestras e mini-cursos. Na terça-feira (24), a representante da Secretaria de Educação Especializada do MEC, Maria Terezinha da Consolação, abordará em palestra as Políticas Públicas – Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. À tarde, o conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade), Romeu Kazumi Sassaki, falará sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), ratificada pelo Decreto nº186, de 09 de julho de 2008.


Nos dias 25 e 26, serão oferecidos mini-cursos. Na manhã do dia de encerramento (27), a coordenação do evento realizará o debate Comunicações Orais das Notas Técnicas: Institucionalização da Oferta do AEE Implantadas em Escolas Regulares e a Escola Acessível.

Informações sobre o II Seminário Educação Inclusiva: Direito à Diversidade podem ser obtidas pela Secretaria Municipal de Educação pelo www.varginha.mg.gov.br telefone (35) 3690-2094.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos