Alimentação balanceada contribui na prevenção de doenças respiratórias
O outono é caracterizado pelas noites mais longas que os dias. Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, apresenta características mescladas, como mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e aumento da amplitude térmica, que representam fatores agravantes de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais pode aumentar a resistência imunológica, diminuindo a susceptibilidade a essas ocorrências. “Para consumir a quantidade necessária de vitaminas e minerais, o ideal é diversificar sempre o consumo dos alimentos, principalmente frutas, legumes, verduras e leguminosas”, comenta Beatriz Botéquio, nutricionista pós-graduada em promoção da saúde pela USP.
Por conta das quedas de temperatura comuns durante o outono, o organismo aumenta o metabolismo na tentativa de elevar sua temperatura corporal. Assim, há um pequeno aumento da necessidade calórica para manter a temperatura ideal do corpo, e também aumentar a imunidade. Para ajudar o organismo nessa tarefa, devemos dar preferência a cardápios nutritivos, como sopas cremosas, canjas com legumes e carne, vitaminas de frutas e cereais integrais. O consumo de alimentos gordurosos, como o chocolate, carnes vermelhas com gordura aparente e bolachas recheadas, deve ser moderado.
Para uma alimentação equilibrada e que fortaleça a imunidade para o Outono, um dos pontos essenciais é o consumo adequado de proteínas. As proteínas são fundamentais na estrutura das células do organismo, manutenção e construção de massa muscular e sistema imunológico, proporcionando “força” ao corpo. É muito importante também não se esquecer de consumir líquidos, uma vez que durante os períodos de frio, a sensação de sede diminui e as pessoas se esquecem de se hidratar. “Uma boa combinação de proteína e fonte de hidratação são as bebidas à base de soja. Considerada um dos mais completos alimentos de origem vegetal, a soja fornece proteína de alto valor biológico, que contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades suficientes”, diz Beatriz.
Assim, uma opção prática e nutritiva para proteger sua saúde nessa época do ano são as bebidas que combinam a proteína da soja com fibras, cálcio, fósforo e potássio, além das vitaminas do complexo B, que junto com o zinco, contribuem para o metabolismo energético, captação e utilização das proteínas e manutenção do sistema imunológico. “Desta forma, as bebidas à base de soja podem compor a alimentação em todas as fases da vida, proporcionando importantes nutrientes ao organismo e fortalecendo nosso sistema imunológico e, consequentemente, preparando o organismo para as alterações climáticas”, finaliza Beatriz.
Não deixe faltar disposição no outono!
Evite a gripe, o cansaço e a preguiça nesse outono/inverno: invista em alimentos nutritivos e que irão ajudar na sua imunidade. Confira as dicas a baixo:
• Fracione a alimentação. Comer várias vezes ao dia, em pequenas porções, ajuda a manter a energia constante, acelera o metabolismo e evita a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que pode causar fraqueza.
• Alimentos estimulantes, como café, gengibre e especiarias, devem fazer parte da alimentação.
• Coma o mínimo de alimentos ricos em gordura possível para não ficar com aquele desânimo. Retire a gordura aparente das carnes, troque a manteiga pelo creme vegetal, evite frituras e massas folhadas!
• Os carboidratos complexos proporcionam a liberação de energia de forma mais gradativa, pois contêm mais fibras, e, portanto, proporcionam mais disposição ao longo do dia.
• Inclua soja na dieta! Ela oferece proteínas de alta qualidade que atuam no sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e fornecendo mais disposição.
• Aumente a quantidade de ingestão de frutas para um consumo maior de vitaminas, especialmente a C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
• Invista em preparações quentes e com baixo valor calórico como sopas e caldos de legumes. Experimente usar mandioquinha, batata doce e milho.