terça-feira, 27 de maio de 2014

Consumo de soja pode ajudar na imunidade para o Outono

Alimentação balanceada contribui na prevenção de doenças respiratórias

O outono é caracterizado pelas noites mais longas que os dias. Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, apresenta características mescladas, como mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e aumento da amplitude térmica, que representam fatores agravantes de doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais pode aumentar a resistência imunológica, diminuindo a susceptibilidade a essas ocorrências. “Para consumir a quantidade necessária de vitaminas e minerais, o ideal é diversificar sempre o consumo dos alimentos, principalmente frutas, legumes, verduras e leguminosas”, comenta Beatriz Botéquio, nutricionista pós-graduada em promoção da saúde pela USP.

Por conta das quedas de temperatura comuns durante o outono, o organismo aumenta o metabolismo na tentativa de elevar sua temperatura corporal. Assim, há um pequeno aumento da necessidade calórica para manter a temperatura ideal do corpo, e também aumentar a imunidade. Para ajudar o organismo nessa tarefa, devemos dar preferência a cardápios nutritivos, como sopas cremosas, canjas com legumes e carne, vitaminas de frutas e cereais integrais. O consumo de alimentos gordurosos, como o chocolate, carnes vermelhas com gordura aparente e bolachas recheadas, deve ser moderado.

Para uma alimentação equilibrada e que fortaleça a imunidade para o Outono, um dos pontos essenciais é o consumo adequado de proteínas. As proteínas são fundamentais na estrutura das células do organismo, manutenção e construção de massa muscular e sistema imunológico, proporcionando “força” ao corpo. É muito importante também não se esquecer de consumir líquidos, uma vez que durante os períodos de frio, a sensação de sede diminui e as pessoas se esquecem de se hidratar. “Uma boa combinação de proteína e fonte de hidratação são as bebidas à base de soja. Considerada um dos mais completos alimentos de origem vegetal, a soja fornece proteína de alto valor biológico, que contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades suficientes”, diz Beatriz.

Assim, uma opção prática e nutritiva para proteger sua saúde nessa época do ano são as bebidas que combinam a proteína da soja com fibras, cálcio, fósforo e potássio, além das vitaminas do complexo B, que junto com o zinco, contribuem para o metabolismo energético, captação e utilização das proteínas e manutenção do sistema imunológico. “Desta forma, as bebidas à base de soja podem compor a alimentação em todas as fases da vida, proporcionando importantes nutrientes ao organismo e fortalecendo nosso sistema imunológico e, consequentemente, preparando o organismo para as alterações climáticas”, finaliza Beatriz.

Não deixe faltar disposição no outono!

Evite a gripe, o cansaço e a preguiça nesse outono/inverno: invista em alimentos nutritivos e que irão ajudar na sua imunidade. Confira as dicas a baixo:

Fracione a alimentação. Comer várias vezes ao dia, em pequenas porções, ajuda a manter a energia constante, acelera o metabolismo e evita a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), que pode causar fraqueza.
Alimentos estimulantes, como café, gengibre e especiarias, devem fazer parte da alimentação.
Coma o mínimo de alimentos ricos em gordura possível para não ficar com aquele desânimo. Retire a gordura aparente das carnes, troque a manteiga pelo creme vegetal, evite frituras e massas folhadas!
Os carboidratos complexos proporcionam a liberação de energia de forma mais gradativa, pois contêm mais fibras, e, portanto, proporcionam mais disposição ao longo do dia. 
Inclua soja na dieta! Ela oferece proteínas de alta qualidade que atuam no sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e fornecendo mais disposição. 
Aumente a quantidade de ingestão de frutas para um consumo maior de vitaminas, especialmente a C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. 
Invista em preparações quentes e com baixo valor calórico como sopas e caldos de legumes. Experimente usar mandioquinha, batata doce e milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos