quarta-feira, 7 de maio de 2014

Prefeitura inicia trabalhos para implantação da coleta seletiva na cidade




   O primeiro passo foi dado essa semana com a realização de uma reunião na Cidade Universitária do Unis, para a criação do grupo que vai coordenar a Coleta Seletiva do lixo em Varginha. Participaram representantes de entidades comprometidas com o meio ambiente, do Governo Municipal e representante da  imprensa, convidados para a primeira etapa do processo que acontece sob a coordenação do Insea – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, que com apoio do Grupo Danone, desenvolve o projeto Novo Ciclo Sul de Minas em 23 municípios da região, incluindo Varginha.

Na oportunidade apresentado o relatório de uma ampla pesquisa feita pelo Insea – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, com 208 catadores de material reciclável que trabalham em Varginha, organizados ou não em cooperativas, que irá nortear as ações, com inclusão dos catadores de materiais recicláveis que já atuam na cidade. 

       De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Varginha, Joadylson Barra Ferreira, a próxima etapa será a criação de um fórum, com a participação de representantes do Executivo, Legislativo e de entidades civis, além dos catadores de  material reciclável, através de reuniões periódicas vai definir todos os detalhes da coleta seletiva do lixo.
“A prioridade do governo municipal é incluir todos os catadores de material reciclável, que já atuam no município que poderão trabalhar no galpão que será instalado ao lado do aterro sanitário, local com toda a estrutura para separação, prensagem, estocagem e venda do material reciclável”, explicou o Secretário. Ele lembra que o fórum também vai trabalhar para a conscientização da população de Varginha sobre a separação inicial do lixo em seco e úmido, a ser feita nas residências, de modo que o lixo reaproveitável não se misture com restos de comida nem lixo de banheiro.
Todo o processo deve estar pronto para ser executado em agosto de 2014, quando o aterro sanitário de Varginha entra em operação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos