sexta-feira, 9 de maio de 2014

FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE CHEGA À QUINTA EDIÇÃO

Evento tem como objetivo debater temas relacionados à sustentabilidade e propor o desenvolvimento de novas práticas

Com o objetivo de fortalecer o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental e fomentar parcerias, diálogo e cooperação por uma agenda sustentável como prioridades máximas, o FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais entre 5 e 6 de junho no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, trará discussões relacionadas ao tema central “Sustentabilidade e Desenvolvimento: qual agenda possível?”. Cerca de 250 lideranças empresariais, políticas, pesquisadores e organizações socioambientais trocarão experiências de gestão durante o evento.

O encontro terá a honra de contar com a palestra de Bill McKibben, escritor, educador e ambientalista norte-americano, que falará sobre “Mudanças Climáticas”, além de quatro painéis divididos em dois dias de evento: Práticas Sustentáveis da Iniciativa Privada, Qualidade de Vida nas Cidades, Produção de Alimentos x Biodiversidade e Economia Verde e Desenvolvimento.

Entre os expositores confirmados para o primeiro painel estão Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e presidente do LIDE INTERNACIONAL; Nelson Friedrich, diretor de coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional; e Pedro Passos, sócio fundador da Natura, presidente da SOS Mata Atlântica e do IEDI.

O segundo dia começa com as exposições de Bernardo Figueiredo, economista e ex-presidente da EPL – Empresa de Planejamento e Logística; Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil; e Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak e do LIDE ESPORTE. Dando sequência, Fernando Reinach, biólogo, autor e professor do Instituto de Química da USP; Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente do LIDE AGRONEGÓCIOS; e Carlos Eduardo Young, professor e pesquisador do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Públicas, Estratégicas e Desenvolvimento (INCT/PPED) e ex-presidente da EcoEco e membro do Conselho Diretor da Internacional Society for Ecological Economics (ISEE) encerram o ciclo de palestras da manhã.

Para finalizar as exposições, Fabio Feldmann, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e consultor em sustentabilidade; Sergio Besserman Vianna, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro; e Walter Schalka, presidente da Suzano, se encontram durante o quarto painel do dia.

Entre os comprometimentos do 5º Fórum Mundial de Meio Ambiente, João Doria Jr., presidente mundial do LIDE, destaca as boas práticas sustentáveis, mobilidade urbana, biodiversidade e sustentabilidade. “Fortalecer a valorização da agenda ambiental como compromisso político e empresarial e adotar métricas claras e objetivas para a melhoria constante deste tema é uma das prioridades no País”, conclui.

Ao final do FÓRUM MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE, a Carta de Foz, com conclusões finais sobre o encontro, será apresentada com o objetivo de firmar o compromisso do LIDE com todo conteúdo exposto durante os dois dias.


BALANÇO DAS EDIÇÕES ANTERIORES

O evento, realizado atualmente em Foz do Iguaçu, berço das Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, contou, em 2013, com a presença de Beto Richa, governador do Paraná; Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente do Brasil; e Eduardo Braga, senador pelo Amazonas. Entre os palestrantes estiveram presentes o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga; o ativista e advogado norte-americano especializado em direito ambiental, presidente da Waterkeeper Alliance e professor da Pace University School of Law, Robert Kennedy Jr.; o presidente da Ocean Futures Society (OSF), Jean-Michel Cousteau; e a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Entre 2010 e 2012 o encontro foi realizado em Manaus e contou com a presença de grandes nomes do cenário empresarial, além de autoridades políticas, ambientalistas e convidados do Brasil e do exterior.

Nomes de peso já foram palestrantes no Fórum, entre eles Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; o cineasta James Cameron, diretor do blockbuster “Avatar”; Bill Clinton, ex-presidente dos EUA; Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia; Richard Branson, presidente do Grupo Virgin; Bianca Jagger, ativista social e política, fundadora e presidente da Fundação Bianca Jagger pelos Direitos Humanos; Gro Brundtland, ministra da Noruega; Mark London, consultor, escritor e jornalista norte-americano; Dominique de Villepin, ex-primeiro ministro da França; Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace Internacional; Brice Lalonde, coordenador executivo da Rio+20; e Sylvia Earle, uma das mais conhecidas oceanógrafas do mundo.

A Preservação da Floresta Amazônica e as Mudanças Climáticas; Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta; Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável; e 2013: Ano internacional da cooperação pela água foram os temas discutidos nas quatro edições já realizadas.


SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em treze países e quatro continentes. Atualmente tem 1.620 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos