quinta-feira, 15 de maio de 2014

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC 2014




            Para garantir os direitos de aprendizagem às crianças de 6 a 8 anos, incluindo a alfabetização no tempo certo, o MEC está capacitando todos os professores que trabalham com alunos desta faixa etária, por meio do PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC.

O primeiro encontro de formação deste ano acontecerá no dia 16 de maio, no Auditório do PROPAC II que fica situado na Rua Londres, nº 401 – Vila Barcelona. Além dos professores alfabetizadores, orientadores de estudos e gestores escolares e educacionais, o encontro de abertura do PNAIC contará com a presença da Profª Mestra Luana Araujo Carvalho, Supervisora do programa na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, instituição responsável pela formação dos Orientadores de Estudo, que irão capacitar os professores alfabetizadores da rede municipal de Varginha.

            O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, Estadual e municipal para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

            Para o alcance desses objetivos, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

            Em 2013, os professores participaram do curso com carga horária de 120 horas presenciais, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem.  As orientações do MEC que explicitam as ações da formação para 2014, amplia a duração do curso para 160 horas, objetivando aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também a articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.

            No Brasil, em 2013 participaram do PNAIC 317.462 professores alfabetizadores das redes estaduais e municipais de ensino. Na rede municipal de Varginha contamos com a participação de 117 professores e para 2014 serão 104 professores a serem capacitados pelo PNAIC.



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos