quinta-feira, 8 de maio de 2014

10 DICAS PARA OS PAIS DESCOBRIREM SE SEUS FILHOS TÊM PROBLEMA DE VISÃO

OFTALMOLOGIA

10 DICAS PARA OS PAIS DESCOBRIREM SE SEUS FILHOS TÊM PROBLEMA DE VISÃO
Muito se fala que o início da vida escolar é a época ideal para descobrir se a criança tem algum problema de visão. Geralmente, os pais esperam o filho ser alfabetizado para levá-lo à sua primeira visita ao oftalmologista.
Segundo a oftalmologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, Dra. Daniella Fairbanks, é necessário observar a visão dos pequenos desde o nascimento, a fim de evitar complicações no futuro e garantir a saúde dos olhos.
Confira 10 dicas da Dra. Daniella Fairbanks para descobrir se seu filho não tem enxergado bem.

Recém-nascidos...
1 - Procurar um retinólogo (no caso de crianças prematuras);
Crianças prematuras, que nascem com cerca de um quilo, são submetidas a altas cargas de oxigênio a fim de estimular o ganho de peso. A oftalmologista alerta que, devido a este tratamento, o bebê pode desenvolver alguns distúrbios de retina com complicações seríssimas.
Com isso, é indicado que crianças prematuras consultem um retinólogo (oftalmologista especializado em retina), para garantir uma visão saudável logo na primeira infância.

2 – Certificar-se que o ‘teste do olhinho’ foi realizado;
Todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao ‘Teste do Olhinho’, ou ‘Teste do Reflexo Vermelho’. Apesar de isso ser uma obrigação, é indicado aos pais se certificarem que o teste foi realizado. Esse exame é fundamental para descobrir alguma alteração na visão do bebê, antes mesmo da alta.
Mamães podem ficar tranquilas. O Teste do Olhinho é fácil, rápido e não dói.

Antes de um ano...
3- Estrabismo em bebês é normal?

Até os seis meses, sim. Isso é devido a uma natural imaturidade visual da criança. Após esta idade, se o desvio de olhar permanecer, os pais devem levá-la a um oftalmologista para avaliação.

4 – Primeira visita ao oftalmologista entre seis e oito meses de idade;
Catarata não é um mal apenas da terceira idade. E ela pode se esconder, até mesmo, no Teste do Olhinho. Por isso, Dra. Daniella indica que os pais levem o filho ao oftalmologista, pela primeira vez, entre seis e oito meses de idade. “O adulto diagnosticado com catarata segue a vida muito bem após cirurgia. Já na infância, a catarata é perigosa, pois pode interromper o desenvolvimento da visão. A criança diagnosticada com essa patologia deve operar com urgência”, alerta.

5 - Examine seu filho em casa;
Tape um dos olhos do bebê e dê um brinquedo para ele manusear. Em seguida, repita o teste com o outro olho e observe bem.  Caso tenha algum problema em um dos olhos, não será difícil perceber. A criança não gostará que tampem seu olho saudável e, naturalmente, irá reclamar e chorar.

Entre os 2 e 3 anos...
6 – Não se engane com o desenvolvimento da criança;
A criança pode andar bem, brincar e interagir com as pessoas. Mas isso não significa que ela tem uma boa visão nos dois olhos. A criança pode se adaptar a enxergar com apenas um olho. Se houver algum problema com um dos olhinhos, o oftalmologista poderá indicar o uso de óculos ou, dependendo do caso, um tampão no olho mais saudável, com o objetivo de estimular a visão prejudicada.

7 – Com figuras, a criança já informa a visão;
Nesta idade, já é possível medir a visão da criança por meio de figuras. Isso é fundamental para obter um exame de visão mais apurado e corrigir a vista, caso necessário.

8 – Dilatar a pupila é importante!
Muitos pais resistem à dilatação de pupila feita por oftalmologista. Isso porque o exame pode provocar desconforto na criança. Contudo, dependendo do exame clínico, a dilatação é inevitável. É para o bem do filho!

Aos 4 anos...
9 – Voltar ao oftalmologia antes da alfabetização;

Atualmente, a criança brasileira se alfabetiza com aproximadamente 5 anos de idade. Com isso, é importante retornar ao oftalmologista antes deste momento, para garantir uma visão saudável e aproveitar bem os primeiros aprendizados na escola.

A partir dos 5 anos...
10 – Visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano;
O exame de fundo de olho, ou oftalmoscopia, é indicado pelo menos uma vez ao ano. E isso continua após a infância, para evitar o glaucoma, entre outras doenças oculares e até males como o diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos