terça-feira, 20 de maio de 2014

Gasmig e Prefeitura assinam protocolo nessa quinta-feira, 22/05 Gás Natural está chegando à Varginha


Dando sequência às iniciativas para implantação da rede de distribuição de gás natural em Varginha, por meio de gasoduto virtual – transporte do energético por meio de carretas até a cidade, antecipando o atendimento às empresas deste importante e grande polo industrial do Estado, dirigentes da Gasmig - Companhia de Gás de Minas Gerais estarão em Varginha nesta quinta-feira 22/05, para a assinatura do Protocolo de Cessão de área à empresa pela Prefeitura.
Participarão da reunião o presidente da Gasmig, José Carlos de Mattos, o diretor técnico José Luís França e o diretor comercial Roberto Garcia, além do prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo, do Secretário de Indústria Pedro Gazzola e Secretário de Governo, Carlos Honório Ottoni Junior. A reunião está programada para as 11h30 e logo após, às 12h, os dirigentes da Gasmig e representantes da Prefeitura receberão a imprensa para uma coletiva.
Negociações
A assinatura do Protocolo  celebra o sucesso das negociações entre o município e a Gasmig, iniciados em maio de 2013, quando o engenheiro da empresa, Leandro Taests, esteve na Prefeitura em conversa com o vice-prefeito Vérdi Lúcio Melo e com o Secretário Pedro Gazzola, oportunidade em que manifestou o interesse da empresa de investir na cidade. Aquela época a empresa, com apoio da Prefeitura, já estava realizando estudos junto aos empresários da região, no sentido de avaliar a viabilidade econômica de se implantar o sistema de gás natural comprimido em Varginha.
 Em Varginha o gás natural será distribuído por um gasoduto de distribuição, com 3,3 quilômetros de extensão e potencial para um volume de 18 mil m³/dia.  A rede passará pela Rua José Sanches, seguindo pelas Avenidas Messias Barros e Coronel José Francisco Coelho, até chegar ao seu ponto final, próximo à Avenida Rogassiano Francisco Coelho, no bairro Industrial JK. A Gasmig prevê investimentos da ordem de R$ 3,6 milhões nessa obra, que emprega tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), com diâmetros de 125 mm e 63 mm.
  De acordo com o cronograma preliminar para atuação da empresa no município, as obras podem começar na primeira semana do próximo mês de julho e ser concluídas no final de setembro.
Sul de Minas
A obra prevista para Varginha é o ponto de partida para o acesso da população a este combustível menos poluente, mais econômico e com maior eficiência calorífica. Inicialmente, a partir deste gasoduto, seis empresas do município serão atendidas e, futuramente, o adensamento da rede poderá atender os demais segmentos de atuação da Gasmig. O gás natural já é realidade em outras cidades do Sul de Minas, como Poços de Caldas, Pouso Alegre e Andradas, que já contam com o energético para abastecer diferentes mercados (industrial, automotivo, comercial e residencial).

Benefícios
As vantagens advindas do uso do gás natural vão além da otimização de custos. A segurança, por ser mais leve que o ar, dissipando mais rapidamente em caso de vazamentos; a praticidade e comodidade do fornecimento contínuo, e a economia de espaço físico, dispensando manuseio e estoque de botijões e controles diários, são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo uso do energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos