Realizado no dia 28/04 pela Secretaria de Educação, em
parceria com o Departamento de Pós-graduação da UFLA eapoio da FAPEMIG o
Colóquio Sul Mineiro de Tecnologias para mediação da aprendizagem contou com a
participação de aproximadamente 130 educadores, dentre eles, futuros
professores, professores e gestores da rede pública de ensino do município de
Varginha e região.
Com o objetivo apresentar pesquisas realizadas sobre o
uso das tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs no processo
educacional, também ofereceu aos participantes espaços de formação, objetivando
o uso das tecnologias na prática pedagógica, por meio das oficinas, sendo elas:
Noções de Photoshop e Construção de Blog,
Uso de vídeos digitais na prática pedagógica dos conteúdos curriculares da
escola, Prezi , Linux Educacional e
Produção audiovisual com a técnica Stop
Motion
Utilizando-se do tema “Pesquisas em educação: como a produção científica
pode auxiliar na incorporação de recursos tecnológicos em atividades
didáticas?” os expositores/discentes de
cursos de Graduação e Pós-graduação da UFLA, oportunizaram à comunidade
educacional regional o conhecimento de resultados das seguintes investigações:
·
Desenvolvimento de software
para ensino de cálculo aritmético. (Everaldo Gomes Leandro, UFLA)
·
Projeto multidisciplinar
“Léo o Robô de Da Vinci”. (Juliana Azevedo, UFLA)
·
Diagnóstico do uso
educacional das tecnologias oferecidas pelo ProInfo (Programa Nacional de
Tecnologia Educacional) nas escolas municipais de Varginha/MG. (Vânia de Fátima
Flores, UFLA/FAPEMIG)
A
pesquisa realizada nas escolas municipais de Varginha em 2012, contou com a
participação de 194 professores das escolas municipais urbanas e do campo, que
possuem salas de informática, 21 gestores escolares e 03 gestores de órgãos
públicos educacionais. A relevância de tal
investigação está na verificação sobre o quanto as políticas públicas para o
uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação descritas
no ProInfo se concretizam em relação aos seus objetivos, destacando-se o seu
uso no contexto educacional.
Os
resultados revelaram que o ProInfo, criado em 1997 pelo Governo Federal,
reformulado em 2007 e com ampliação nos investimentos, ainda não alcançou seus
objetivos e que foram poucos os efeitos significativos, principalmente no
ensino.
Dentre
os fatores que prejudicam a efetivação dos objetivos do ProInfo se destacam a
falta de manutenção dos equipamentos; espaços físicos inadequados; necessidade de suporte técnico e pedagógico no
uso dos computadores e a carência de formação para professores e gestores.
Considerando o
quadro encontrado, há necessidade de melhorias na infraestrutura das salas de informática; existência de
técnicos em informática que possam fazer manutenção constante e assessoria
pedagógica para elaboração de projetos para uso das tecnologias.
Ciente dos
desafios que se tem pele frente e de posse destes resultados a Secretaria
Municipal de Educação, por meio da Prefeitura de Varginha já disponibilizou um
técnico de informática exclusivo para atendimento das unidades educacionais
municipais, compra de novos equipamentos, previu em sua Lei Orçamentária
melhorias nos espaços físicos das salas de informática e inicia-se com este
evento investimentos em formação.
Também planeja a elaboração de
uma política pública municipal visando a efetivação do uso pedagógico das
tecnologias no contexto educacional, fazendo cumprir as obrigações municipais
em relação ao referido programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos