terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Especialistas pedem integração da gestão da fauna no Estado

Especialistas  pedem integração da gestão da fauna no Estado

Audiência sobre o tema, realizada nesta terça (25), foi a segunda de uma série de debates da Comissão de Meio Ambiente.

A integração entre órgãos governamentais e da sociedade civil organizada foi apontada por especialistas e representantes de segmentos ligados aos direitos dos animais como o principal caminho para a boa gestão da fauna no Estado. O consenso se deu na reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta terça-feira (25/2/14). O debate, solicitado pelo deputado Célio Moreira (PSDB), é o segundo de uma série de sete que vão tratar do tema.
De acordo com a representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sônia Cordebeli, foi um avanço o acordo de cooperação técnica, motivado pela Lei Complementar Federal 140, de 2011, que estabelece uma trabalho conjunto entre União, Estados e Municípios para dividir as competências relativas ao meio ambiente. Ela explicou que, a partir disso, foram definidas ações de defesa dos direitos dos animais no órgão, tais como o correto manejo da fauna em cativeiro, o uso da fauna para o licenciamento ambiental e a criação de centros de triagem de animais silvestres. “A integração é o caminho. A parceria com o Ibama e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente tem sido fundamental para essas atividades”, disse.
A representante do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Valéria Maria de Andrade, reforçou a importância do trabalho conjunto entre os órgãos. Ela explicou que o instituto exerce a defesa sanitária animal e vegetal, mas enfrenta desafios, como a extensão territorial de Minas Gerais e os significativos rebanhos leiteiros, suínos e avícolas. “Servidores do Ibama, Semad e IEF podem atuar na fiscalização onde houver pontos de apoio”, explicou.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Nivaldo da Silva, que também tem a competência de fiscalizar os profissionais do setor em todo o Estado, defendeu que o apoio dos demais órgãos ambientais, da sociedade protetora dos animais e da própria sociedade podem e devem auxiliar na proteção da fauna.
--
ASSESSORIA DE IMPRENSA ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos