quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE O CONSUMO DAS ÁGUAS PROVENIENTES DAS MINAS EXISTENTES NO MUNICÍPIO

ATENÇÃO
SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA A POPULAÇÃO SOBRE O CONSUMO DAS ÁGUAS PROVENIENTES DAS MINAS EXISTENTES NO MUNICÍPIO


    Existem vários tipos de doenças que podem ser causadas pela água. As principais relacionadas à ingestão de água contaminada como a cólera, febre tifóide, hepatite A e diarreias agudas de várias etiologias: bactérias, vírus e parasitas.

    Os Serviços de Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, conjuntamente com a Secretaria de Estado de Saúde, realizam periodicamente o monitoramento microbiológico das fontes de água existentes na cidade com o objetivo de evitar que a população venha a consumir água contaminada.

    De acordo com os resultados das análises microbiológicas, observa-se que a qualidade da água das minas varia, apresentado ora satisfatórios, ora insatisfatórios. Fatores climáticos podem contribuir para resultados insatisfatórios.

    Conforme a Portaria do Ministério da Saúde (2914/2011), a água é própria para consumo humano se atender todos os parâmetros nela especificados, o que inclui cloro residual livre. Considerando que a água proveniente de mina não possui quantidade mínima necessária de cloro residual livre, que garante sua desinfecção, o seu consumo sem prévio tratamento não é recomendado.

    Em locais onde não há sistema de tratamento de água, o Ministério da Saúde recomenda a filtração e desinfecção com hipoclorito de sódio, da água proveniente de fonte alternativa de abastecimento, como é o caso, por exemplo da água utilizada por moradores da zona rural.

    Para realizar a desinfecção da água das minas recomenda-se o uso de hipoclorito de sódio (2,5%) na quantidade de 02 gotas para cada litro de água, após o processo de filtração. Verificar se no rótulo do hipoclorito de sódio (2,5%) o fabricante coloca a desinfecção da água como uma das finalidades de uso do produto.

    É importante que a água, após passar pelo processo de filtração e desinfecção, permaneça em um recipiente limpo, tampado e ao abrigo da luz.
    Em caso de aparecimento de qualquer sinal ou sintoma relativos ao consumo de água contaminada, procurem a Unidade de Saúde mais próxima ou o Pronto Atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos