quarta-feira, 23 de abril de 2014

Doenças cardiovasculares em mulheres: saiba prevenir e colocar no prato alimentos amigos do coração


 
Alimentação equilibrada pode colaborar com a redução de alguns fatores de risco,
como o colesterol

Muitas vezes o infarto é uma condição associada aos homens, já que a incidência do problema é maior entre eles. Porém, o índice de mortalidade é muito mais alto quando olhamos para as mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 10 mortes por infarto no Brasil, seis são do sexo feminino. Ainda de acordo com a entidade, doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 8,5 milhões de óbitos femininos — fato que coloca a enfermidade como a primeira causa de morte entre mulheres no mundo.

A prevenção é fundamental, pois é comum pessoas portadoras da doença não se darem conta do problema, graças aos sintomas discretos e imprecisos. Dr. Marcelo Bertolami, Diretor de Divisão Científica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, explica que, tirando fatores de risco, como faixa etária e histórico familiar, todos os outros podem ser controlados. O problema é que as mulheres não têm como hábito atentar ao coração. “As mulheres vão com frequência ao ginecologista, mas há muitas que nunca foram ao cardiologista. Em muitos casos, a primeira manifestação das doenças já é a mais grave”, explica.
A alimentação equilibrada pode colaborar na redução de alguns desses fatores de risco como nas taxas alteradas de triglicerídeos e colesterol. Conhecidos pela sua ação na redução do LDL-colesterol (o mau colesterol), os denominados fitoesteróis – extratos vegetais -, auxiliam ainda mais nesta função, por exemplo, contribuindo para uma melhora de qualidade de vida.

“Os fitoesteróis, também chamados de esteróis vegetais, são um grupo de compostos naturalmente presentes em leguminosas, sementes, frutas, hortaliças, nozes e cereais. Têm estruturas e funções semelhantes às do colesterol e, por isso, quando consumidos, ocupam o lugar do colesterol nas micelas (responsáveis pelo transporte das gorduras até as células do intestino), diminuindo assim sua absorção e sendo eliminados através das fezes. Essas substâncias, aliadas a uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis, promovem a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue, com provável diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares”, explica o Dr. Bertolami.

Ainda para facilitar a vida da mulher atual, existem alimentos enriquecidos com fitoesteróis, como por exemplo, o creme vegetal. Com o consumo de apenas duas porções do creme vegetal enriquecido com fitoesteróis, a recomendação da ingestão de 1,6g desta substância, quantidade associada à redução do LDL-colesterol, é atingida. 

Coração x calorias
A prática regular de exercícios físicos em conjunto com uma alimentação equilibrada também auxilia no combate ao colesterol alto. Além disso, é possível consumir alimentos que são amigos do coração e da dieta. Entre os alimentos importantes para a saúde cardiovascular e com menos de 350kcal, estão:

Alimento
Porção
Kcal por porção
Folhas verdes
1 prato de sobremesa (47g)
10kcal
Azeite de oliva extra virgem
1 colher de sopa (10g)
88kcal
Creme vegetal
1 colher de sopa (10g)
32kcal
Arroz integral
4 colheres de sopa (140g)
157kcal
Grão de soja
1 colher de servir (43g)
74kcal
Salmão grelhado
1 posta (150g)
324kcal
Farelo de aveia
4 colheres de sopa (36g)
88kcal
Suco de uva
1 copo (200mL)
122kcal


Sobre Becel
Presente no Brasil desde 1973, a marca apresenta opções de produtos para pessoas que buscam qualidade de vida, fazendo da alimentação uma grande aliada. Dentro de seu portfólio estão os cremes vegetais Becel Original com e sem sal e Becel sabor Manteiga, ambos contêm óleos vegetais e vitaminas A, D e E.  A segunda versão ainda conta com um sabor mais semelhante à manteiga.
Outro variante presente no portfólio da marca é o creme vegetal Becel Pro-Activ que possui fitoesteróis, extratos vegetais que auxiliam na redução da absorção do colesterol. Para obter o benefício, é recomendada uma ingestão mínima de 1,6g dessa substância todos os dias, quantidade que pode ser alcançada com o consumo de apenas duas porções do produto, em conjunto a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. Becel Pro-Activ ainda possui o selo de aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos