quinta-feira, 24 de abril de 2014

Colóquio Sul Mineiro de Tecnologias para mediação da aprendizagem




A Secretaria Municipal de Educação de Varginha e o Departamento de Pós-graduação da UFLA, com o apoio da FAPEMIG, realizarão no dia 28 de abril, das 7h30 Às 17h, no Propac II da Vila Barcelona, o “Colóquio Sul Mineiro de Tecnologias para mediação da aprendizagem”, conforme informações abaixo:

O Colóquio tem como objetivo apresentar pesquisas realizadas sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no contexto educacional, práticas pedagógicas com uso das TDICs e um tempo destinado a formação dos profissionais da educação por meio de oficinas.
         O evento será destinado a gestores e professores da rede pública de Varginha e região, onde também serão discutidos os temas relacionados ao PROINFO – Programa Nacional de Tecnologia Educacional, que tem como principais objetivos “promover o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino urbanas e rurais e fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias de informação e comunicação, por meio de capacitação dos agentes educacionais envolvidos nas ações do Programa”.
        
Mas, os objetivos do ProInfo estão sendo alcançados?
         Por isso, a Secretaria Municipal de Educação de Varginha promoverá esta discussão, objetivando a implantação de uma política pública municipal para o uso pedagógico das TDICs no contexto educacional.
         No período da tarde os participantes do evento terão oportunidade de participar das seguintes oficinas:

1-   Noções de Photoshop e Construção de Blog
Objetivos: Ensinar os princípios básicos de tratamento e criação de imagens, trabalhando com as ferramentas básicas de configuração e efeitos. Criar fundos de página e imagens personalizadas, além de aprender a deixar suas fotos mais bonitas, com padrão intermediário de qualidade, podendo criar imagens inéditas com junções de fotos. Criar um blog completo com todos os recursos e pronto para começar a divulgar suas ideias, suas aulas e trabalhos pela Internet.

2-   Uso de vídeos digitais na prática pedagógica dos conteúdos curriculares da escola
Objetivos: Desenvolver prática reflexiva sobre a relação mídia-educação, tendo como foco o uso de vídeos como recursos audiovisuais que se caracterizam pela multiplicidade de linguagens e por uma forte influência dos meios de comunicação. Preparar o professor para utilizar a linguagem audiovisual com sensibilidade e senso crítico de forma a desenvolver com seus alunos uma alfabetização audiovisual.

3-   Prezi (Sugestão: gestores)
Objetivos: Proporcionar aos gestores e professores conhecimentos sobre como criar apresentações animadas utilizando diversos recursos do Prezi, como diagramas, imagens, textos e vídeos. Criar uma conta online no Prezi e compreender os modos de apresentação do Prezi.

4-   Linux Educacional
  Objetivo: Ter acesso ao sistema operacional mais utilizado em laboratórios de informática das escolas públicas do Brasil disponibilizados pelo MEC.

5-   Produção audiovisual com a técnica Stop Motion
Objetivos: Criar filmes, clipes, histórias animadas, comerciais e vinhetasa partir das técnicas de animação quadro-a-quadro. Conhecer de maneira prática a clássica técnica de animação quadro-a-quadro com massinha, amplamente usada em filmes, clipes, comerciais e vinheta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos