sexta-feira, 25 de abril de 2014

Descubra qual o seu tipo de pele para mantê-la saudável e bonita

 
              Saber qual o tipo de pele é muito importante para ajudar nos cuidados diários, na escolha dos cosméticos, maquiagens e tratamentos ideias. O que faz toda a diferença para mantê-la saudável e bonita, pois cada tipo de pele necessita de cuidados específicos e usar um produto inadequado pode ser prejudicial e causar danos à pele, afirma o dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
 
Cada tipo de pele apresenta as suas características como:
 
Pele normal: é a pele que não é nem seca, nem oleosa, com aparência de pele de bebê. Tem o equilíbrio perfeito entre hidratação adequada e oleosidade na medida certa. Não tem tendência a desidratar facilmente, nem a apresentar espinhas.
Como cuidar e que tipo de produto usar: a limpeza deve ser feita com sabonetes para peles normais e complemente com tônicos faciais, também, para peles normais. Use filtro solar em cremes, géis- creme, loções ou séruns e os cremes antirrugas e hidratantes podem ser usados tranquilamente.
 
Pele oleosa: é aquela que os poros entopem facilmente e acumula sebo, este tipo de pele é mais comum em adolescentes e em adultos do sexo masculino, mas é cada vez mais encontrada em mulheres adultas. Este tipo de pele necessita de cuidados no controle da oleosidade.
Como cuidar e que tipo de produto usar: lave com sabonetes para peles oleosas e complemente com tônicos faciais para pele oleosa, por toda a face. O filtro solar deve ser em géis, loções não-comedogênicas ou séruns e prefira produtos que controlem o excesso de produção de sebo. Em alguns casos pode ser associado o uso de cremes antirrugas e hidratantes leves.
 
Pele mista: este tipo de pele é aquela que apresenta mais oleosa na zona “T” (testa, nariz e que) e é a mais comum.
Como cuidar e que tipo de pro usar: para limpar use sabonetes para peles oleosos e tônicos faciais para pele oleosa, pelo menos na zona “T”. Já o filtro solar deve ser em géis, loções não-comedogênicas ou séruns. Também é indicado o uso de produtos que controlem o excesso de oleosidade, pelo menos na zona “T” e no geral, ela tolera bem o uso de cremes antirrugas e hidratantes.
 
 
Pele seca: é a que apresenta uma deficiência natural e crônica de hidratação, com uma aparência opaca, sem brilho e áspera.
Como cuidar e tipo de produto: Use sabonetes para pele seca, tônicos ricos em substâncias hidratantes e protetor solar em cremes. O uso de cremes noturnos é primordial para corrigir o déficit hídrico, cremes antirrugas e hidratantes são mais do que bem-vindos, já que este tipo de pele é mais predisposto a desenvolver rugas e rachaduras.
 
Pele sensível: esta facilmente se irrita com diversos produtos rotineiros, desde sabonetes até cremes antirrugas. Ela manifesta-se com vermelhidão, coceira ou até dor por uso de produtos que parecem ser inofensivos para a maior parte dos pacientes.
Como cuidar e tipo de produto: a escolha dos produtos a serem usados deve ser discutido minuciosamente com o dermatologista, pois este profissional tem o pleno conhecimento na arte de conciliar os mais diversos produtos para minimizar aquela sensação de pele irritadiça.
Qualquer dúvida ou sinal de anormalidade na pele consulte um dermatologista para uma avaliação clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos