terça-feira, 6 de maio de 2014

06 de maio - Dia Nacional da Matemática


Saiba como desenvolver talentos, em um país que ainda não valoriza a matéria
Goiânia, 5 de Maio de 2014 - A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou recentemente o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que mediu a capacidade de estudantes (de 15 anos) do mundo inteiro em resolver problemas de matemática aplicados à vida real. O Brasil ficou em 38° lugar em um total de 44 países. Infelizmente, só 2% dos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos.

Não é novidade que muita gente se declara inimigo mortal da disciplina. Os dias de provas são apavorantes e os cálculos são vistos como algo que atormenta. Mas, em contrapartida existem os que gostam muito dos números e enxergam neles a solução para tudo.

Então, será que essa popularidade de detestável tem algum motivo específico ou base consistente? O que acontece é que cada indivíduo apresenta um ritmo de aprendizado específico e pessoas que creem não ter tanta facilidade com os números, sentem-se forçadas a estudar a matéria, passando a ter um sentimento de aversão à mesma.

Mas a matemática é tão importante e presente em nossas vidas, que até um dia só para ela foi criado em nosso calendário. Como homenagem ao professor e escritor carioca Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país - "O Homem que calculava" - no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática - criado com o objetivo de popularizar o tema, que é um importante campo do conhecimento, e mostrar sua relação direta com as demais ciências.

É cientificamente comprovado que a pessoa que se desenvolve bem em matemática tende ter menos dificuldades em outras áreas do saber. Além disso, a criança que tem contato com esse estudo apresenta um raciocínio mais veloz, desenvolve melhor o senso de assimilar as coisas à sua volta e se torna mais organizada, pois na matemática há uma lógica (e uma solução) para tudo.

Inserir a matemática desde cedo na vida dos pequenos é essencial para um desenvolvimento linear, evitando que eles venham a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem. Portanto, devemos entender que ela não é uma vilã que nasceu para atrapalhar. Seu ensino de forma correta (e, de preferência, lúdica) só traz benefícios e pode ajudar as pessoas na busca de seus objetivos e aprimoramento de diversas habilidades inerentes ao aprendizado.

Game:
Em comemoração ao Dia da Matemática a Ensina Mais está lançando um game para Iphones e Andróides. Dividido em três faixas etárias (6-8, 9-11, 12-16), tem equações especialmente criadas para que as crianças possam testar seu nível de conhecimento da matéria de maneira desafiadora. O aplicativo é gratuito e já está disponível para download.

Eles gostam da matéria:
Na Ensina Mais Complemento Escolar de Planaltina (DF), quatro alunos, em especial, redescobriram a disciplina com o método utilizado pela pedagoga Juliana Batista de Castro, 24. "São estudantes do 3º e 7º anos. Com os mais novos, que ainda estão em fase de aprendizado, apliquei atividades lúdicas que trabalhassem as quatro operações. Percebi que a compreensão ficou mais fácil quando puderam manipular o material", conta.

Com os alunos mais velhos o conteúdo foi repassado por meio de revisão e atividades durante as aulas na Ensina Mais. "O resultado foi muito rápido. Com três meses de acompanhamento as notas já melhoraram no boletim e o interesse deles com a disciplina também é outro", conclui Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos