terça-feira, 6 de maio de 2014

Para as mamães saudáveis: benefícios do azeite de oliva às crianças e bebês

 



As mães estão sempre alerta quando se trata de alimentação dos filhos. E se a ideia é buscar opções saudáveis, toda informação é bem-vinda. Nesse caso, o ingrediente da vez é o azeite de oliva e os benefícios que pode trazer às crianças e bebês. Usado em temperos, marinadas, frituras, refogados e até mesmo em sobremesas, o azeite de oliva traz inúmeros benefícios para a saúde de toda a família. Além de ajudar na redução do mau colesterol (LDL), mantendo o bom colesterol (HDL), ele também é adequado para consumo no período de gestação e lactação.

O azeite é rico em vitaminas A, D, K e E, que desempenham um papel importante numa variedade de funções em todo o corpo (contribuem para os olhos, pele, ossos, saúde da membrana celular e para a função imunitária). Além disso, o desenvolvimento pós-natal dos bebês das gestantes que consumiram azeite de oliva durante a gravidez é melhor em termos de altura, peso, comportamento e reflexos psicomotores.

Durante o parto, a vitamina E no sangue das gestantes fica concentrada nas glândulas mamárias e, portanto, durante a amamentação, a mãe continua a fornecer esta vitamina. A vitamina E também é recomendada para prematuros e recém-nascidos com insuficiência renal ou pancreática por causa do efeito positivo que tem sobre o sistema hepatobiliar (do fígado).

O efeito benéfico do ácido oleico dura até depois da gravidez. Além da sua eficácia comprovada para prevenir a aterosclerose (doença inflamatória crônica) e a hipercolesterolêmica (alto índice de colesterol ruim), processos que podem começar na infância, o ácido oleico também exerce uma influência positiva no crescimento, no desenvolvimento e na mineralização óssea durante a infância.

Mas antes de comprar o azeite de oliva, não se esqueça de ficar atento às dicas do Conselho Oleícola Internacional:

  1. O tipo extra virgem é um suco natural das azeitonas, tendo maior qualidade e conservando  uma maior variedade de nutrientes e sustâncias antioxidantes.

  1. Para manter suas propriedades nutricionais, como vitaminas A, D, K e E, o azeite deve ser mantido longe do calor, do ar, da umidade e, acima de tudo, da luz.

    1. Na hora de temperar a refeição é importante seguir a ordem: azeite de oliva extra virgem, sal e vinagre/limão. Desse modo, a agressividade do sal e os ácidos do vinagre não penetram nos alimentos e mantém suas melhores características.

  1. O consumo diário do azeite de oliva é recomendado para prevenção de diferentes tipo de doenças.

De qualquer modo, o importante é não descuidar e estar atento para que a criança tenha, em todas as suas fases, hábitos alimentares saudáveis.

In Press Porter Novelli (Assessoria de Imprensa do COI)

Amanda Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos