sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia Mundial de Combate à Asma - 3 de maio

Dia Mundial de Combate à Asma - 3 de maio

ASMA: entenda e aprenda a viver bem

Patologia atinge cerca de 235 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo Organização Mundial de Saúde

A asma é causada pela inflamação crônica nas vias aéreas inferiores. É uma doença que provoca estreitamento das vias aéreas dos pulmões e gera dificuldade para passagem de ar. As vias aéreas são como tubos que dão passagem ao ar, normalmente quem tem asma, apresenta uma redução no calibre destas estruturas e tem dificuldade respiratória. Pode causar falta de ar, aperto no peito, tosse e chiado.

As crises podem ser graves quando não tratadas de forma adequada levando a risco de vida.  Apesar de não existir cura, é possível controlar as crises e levar uma vida normal, como explica a alergista Dra. Laila Sabino Garro, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

“Apesar de ser mais comum em crianças, a asma pode se desenvolver em pessoas de qualquer idade. Resulta da interação entre a carga genética, exposição ambiental a alérgenos e substâncias irritantes das vias aéreas. A patologia pode ter muitos fatores desencadeantes, os alérgenos mais comuns são: ácaros da poeira, mofo, pólens, pêlo de animais, e os irritantes mais comuns são: mudança climática, ar frio, fumaça, fumo, exercício físico intenso, forte emoção, estresse, entre outros”, explica a Dra. Laila Sabino Garro.
Conheça um pouco mais sobre os sintomas e a forma de tratamento.

Sintomas

Diversos sintomas podem levar à suspeita de asma, no entanto, é importante o indivíduo ficar atento para os sinais de:

·         Falta de ar
·         Chiado no peito
·         Tosse persistente, particularmente à noite ou ao acordar
·         Acorda por tosse ou falta de ar
·         Tosse, chiado e aperto no peito após atividade física
·         Tosse, chiado e aperto no peito após exposição a alérgenos como mofo, poeira domiciliar ou animais entre outros.
·         Alívio dos sintomas após o uso de medicação

Tratamento

O objetivo do tratamento é estabelecer o controle da inflamação das vias aéreas inferiores, fazendo com que o paciente deixe de ter crises e melhore sua capacidade respiratória. Após identificar a patologia, o tratamento com medicamentos deve ser iniciado e todos os fatores que levam o paciente a ter as crises devem ser evitados.

O primeiro passo deve ser dado dentro da residência com a higienização do ambiente. “O médico e paciente devem trabalhar em equipe, com a finalidade de eliminar os possíveis fatores desencadeantes da asma. Carpetes, locais com mofos, colchões, animais e plantas, devem ser evitados ao máximo para que isso favoreça o controle dos sintomas. A higienização do ambiente é tão importante quanto o uso correto da medicação”, esclarece a alergista.

Existem dois tipos de tratamento com medicamentos, um que é usado para o controle da doença, com a função de prevenir as crises e outro para alívio imediato dos sintomas, usado durante as crises de asma. Dependendo da gravidade da asma, pode variar o tipo de tratamento indicado pelo médico. “Seguindo corretamente as orientações de um especialista é possível que estes pacientes tenham uma grande melhora na qualidade de vida, sem que a asma seja um risco para sua a saúde”, finaliza a Dra. Laila Sabino Garro.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil, conquistado pelo segundo ano consecutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos