segunda-feira, 20 de maio de 2013

Dicas para começar a se preparar para o vestibular

Dicas para começar a se preparar para o vestibular

Como organizar melhor seu tempo de estudos
O calendário dos cinco mais importantes vestibulares do país – Fuvest, Unicamp, Unesp, ITA e Unifesp – foi divulgado esta mês. O dia do exame é um dos mais esperados e importantes da vida para quem está batalhando por uma vaga na tão sonhada universidade. A preparação para esse momento exige foco, dedicação e, sem dúvida, tempo. Começar a preparação com antecedência é essencial.
Saber administrar o tempo de estudo é um desafio para qualquer calouro. Além das aulas na escola, é preciso definir quanto e como se deve estudar em casa, sem deixar de descansar e de fazer atividades físicas. Segundo especialistas, a primeira providência é organizar a rotina de estudos e não perder tempo.
Gilberto Alvarez, o prof. Giba, diretor do Cursinho da Poli e especialista em Enem, explica que cada aluno tem sua própria capacidade de concentração e que, por isso, devem começar a estudar com antecedência: “A preparação para o vestibular deve começar bem antes das provas, pois, assim, o candidato terá mais chance de estudar sem pressa o conteúdo que está previsto no programa. O vestibulando deve estudar, em média, em torno de 4 horas por dia, e o ideal é que ele transforme isso numa rotina”.
No primeiro momento, parece difícil, mas, quando se acostuma, o aluno acaba conciliando estudos e diversão, sem sacrifícios. O primeiro passo é definir os dias e horários da semana em que vai estudar cada matéria, dando prioridade à resolução de exercícios das disciplinas em que sente mais dificuldade. Uma sugestão é resolver provas de vestibulares anteriores, e revisar as matérias estudadas em sala de aula também ajuda a fixar o conteúdo.

Veja 10 dicas pra você mandar bem no vestibular:
1) Procure estudar em lugares tranquilos, se possível sem acesso às redes sociais. É fundamental estar concentrado.
2) Faça simulados e prova de anos anteriores. O estilo das questões e o nível de dificuldade costuma ser o mesmo. Não há como aprender se não praticar.
3) É muito importante ter lido os livros exigidos, pois muitas questões costumam se basear neles.
4) São recomendadas de 7 a 9 horas de sono por noite. Procure dormir e acordar cedo.
5) Mantenha-se informado: leia jornais e revistas e assista a reportagens sobre o Brasil e o mundo. Questões sobre atualidades costumam aparecer com freqüência nas provas, além de concorrer para uma boa redação.
6) Alimente-se bem. Evite comidas pesadas, para ter disposição para estudar e se concentrar no dia a dia.
7) Durma bem. Ter uma noite de sono completa é essencial, é importante priorizar as oito horas de descanso.
8) Separe momentos de lazer. Saia com a família e com os amigos. Esquecer um pouco os livros é essencial para não cair no esgotamento físico e mental.
9) Vá conhecer o local da prova, para não se perde, saber o melhor modo de chegar e ir mais tranqüilo no dia do exame.
10) Estude antes, mas não na véspera. O último dia deve ser dedicado a relaxar e descansar. Se você se preparou adequadamente durante o ano, estudar na véspera do vestibular pouco adiantará e pode até deixá-lo nervoso.

 

Assessoria de Imprensa do Cursinho da Poli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos