sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes





Prefeitura promove palestra sobre o tema

               Como parte das atividades programadas em atenção ao dia 18 de maio, Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Varginha, a Secretaria de Habitação e
Desenvolvimento Social e o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social promoverão palestra  sobre o tema, no dia 28 de maio, às 9h, no auditório do Sest/Senat, que será ministra
Assistente social Cristina Rezende Valle Souza e pela Psicanalista Maria de Fátima Monnerat Chaves.

Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
               O Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
                Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
               De autoria da então deputada Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000 como Lei 9.970: “Instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos