sexta-feira, 31 de maio de 2013

Encontro Temático discute Cidadania



Encontro Temático discute Cidadania
Num esforço conjunto entre as Secretarias de Fazenda e Educação do Estado e as Prefeituras dos municípios que compõem a 27ª Superintendência Regional de Ensino, está sendo preparado o Encontro Temático sobre Educação Fiscal para os dias 4 a 6 de junho próximo, em Varginha.  O encontro reunirá em torno de 250 educadores do ensino fundamental ao superior, de escolas públicas estaduais e municipais, e particulares, provenientes de 28 municípios do Sul de Minas. O objetivo é intensificar a educação fiscal nas escolas, com a apresentação do Programa Estadual de Educação Fiscal, e discutir aspectos relacionados ao exercício da cidadania, como tributação, noções de administração pública, orçamento público, lei de responsabilidade fiscal, controle interno e social da administração pública, ética, pirataria e patrimônio público, entre outros temas afins, tendo sempre como pano de fundo nossas realidades regionais, como economia, meio ambiente, cultura e relações sociais.
Esta é uma iniciativa do governo estadual que busca uma integração com a sociedade na tarefa de informar o cidadão sobre a função socioeconômica do tributo, combater a pirataria e a sonegação, conferir maior transparência à gestão dos recursos públicos, além de premiar boas práticas de cidadania fiscal. O trabalho nas escolas visa ao futuro de nossas instituições, preparando crianças e jovens para assumirem o papel de protagonistas de uma nova história, onde os valores éticos e morais sejam respeitados e a cidadania exercida em toda a sua plenitude.
Ao final de dois dias de palestras e discussões, os participantes serão agrupados em oficinas de trabalho para elaborarem projetos pedagógicos que compõem o Caderno Referencial dos Educadores de todos os municípios que fazem parte da 27ª SRE. Este caderno será utilizado pelo professor em sala de aula e os assuntos inseridos de forma transversal nas matérias curriculares a partir do próximo ano letivo.
É uma mudança de paradigma na educação brasileira, pois muitos estados estão implantando o programa em suas escolas com resultados surpreendentes e, em Minas, várias Superintendências Regionais da Fazenda, que conduzem o Programa, já estão em fase de conclusão na elaboração do caderno.
Saiba mais sobre Educação Fiscal : www.fazenda.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos