terça-feira, 28 de maio de 2013

TECNOLOGIA PODE DETECTAR ANOMALIA QUE LEVA AO CÂNCER

TECNOLOGIA PODE DETECTAR ANOMALIA QUE LEVA AO CÂNCER

O uso da termografia infravermelha - exame não invasivo de monitoramento de anomalias que podem gerar vários tipos de doença, como o câncer de mama - tem apresentado resultados relevantes nos estudos do departamento de pesquisas do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado (RS). Por meio dessa tecnologia foi possível detectar disfunções em 84,6% de pessoas que se consideravam assintomáticas. Esse resultado faz parte de um projeto-piloto do Centro Médico, que será concluído até o final de 2013, e cujo objetivo é avaliar a eficácia das intervenções terapêuticas no período de uma semana, quando se tratarem de achados osteomusculares.

A termografia é indolor, sem contra indicações, sem contraste ou uso de radiação ionizante, e permite mapear o corpo humano distinguindo áreas de diferentes temperaturas. O diagnóstico por imagem permite avaliar a existência de atividade inflamatória lesiva em estruturas como tendões, músculos, nervos e vasos sanguíneos, de forma muito precoce e até mesmo antes que a doença se instale.

Segundo Mariela de Oliveira Silveira, médica diretora do Kurotel, o caso recente da atriz Angelina Jolie, que passou por uma mastectomia preventiva para a retirada dos dois seios, a fim de diminuir o risco de incidência de câncer, serve de alerta para a necessidade de se realizar exames de avaliação da saúde das mamas. O uso da termografia, segundo a Associação Brasileira de Termometria, pode auxiliar na detecção dos primeiros sinais do câncer de mama de 8 a 10 anos antes de qualquer outro método, pois pode encontrar irregularidades antes da formação de caroços, que são detectados pelo toque e por radiografias. É importante lembrar que essa tecnologia não dispensa o exame ginecológico de rotina, nem mesmo a mamografia e ecografia mamária, mas serve como complemento no diagnóstico precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos