terça-feira, 14 de maio de 2013

Luta Antimanicominal CAPS promove Simpósio de Saúde Mental em Varginha

Luta Antimanicominal
CAPS promove  Simpósio de Saúde Mental em Varginha


Os trabalhadores, usuários e familiares da Saúde Mental de Varginha mais uma vez comemoram o dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta Antimanicomial, luta iniciada no final de década de 70, onde  razão era tratar o louco sem segregar.   A comemoração acontecerá no dia 16 de maio, com a abertura no auditório do Senai, às 8h,  seguida de apresentação  musical, exposição de imagens da Luta Antimanicomial na cidade e dos trabalhos realizados pelos usuários, seguida de palestras durante o dia.     Na sexta-feira, dia 17, acontecerá a tradicional passeata saindo às 9h do CAPSII, na rua Aristides Paiva, 20,  em direção à Praça da Fonte.

Avanços e desafios a serem conquistados

Muito se avançou desde o início da luta. A Lei 10.216, que dispõe que o tratamento daqueles que necessitam de cuidados em Saúde mental deva ser em regime aberto, especialmente no CAPS – centro de Atenção Psicossocial, completou 13 anos. Os trabalhadores do Brasil seguem com suas ações em um trabalho que está longe de ser perfeito, pois muitas vezes não há condições mínimas  para realiza-lo, trabalho repleto de dificuldades, problemas, precariedade, mas que continua se elegendo como o melhor para se tratar a loucura.
Quais os desafios impostos aos trabalhadores do CAPS neste nova década? Como prosseguir? Como ligar com o redirecionamento da política nacional sobre drogas que vai de encontro com a política construída ao longo desses 20 anos? Qual o trabalho possível com os usuários e suas famílias? Estas são algumas questões que serão discutidas  no III Simpósio de Saúde Mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos