quarta-feira, 1 de maio de 2013

O Câncer de Mama no Alvo da Moda comemora 18 anos no Brasil

O Câncer de Mama no Alvo da Moda comemora 18 anos no Brasil
Atriz Carolina Ferraz relembra sua primeira participação com o alvo azul em 1995, quando estava grávida de sua filha Valentina; as duas participam juntas da nova campanha publicitária
São Paulo, 30 de abril de 2013 – A campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, realizada pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) completa, em 2013, 18 anos no Brasil. Para comemorar sua maioridade brasileira, a iniciativa criada em 1994 por Ralph Lauren, nos EUA, traz nova campanha publicitária nacional e muita história.
Campanha publicitária para marcar os 18 anos
Foi com surpresa, ao olhar a foto da sua primeira participação em apoio à campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, que a atriz Carolina Ferraz, na época grávida de sua filha Valentina Ferraz Cohen, topou participar dos 18 anos da iniciativa realizada pelo IBCC.
A primeira imagem foi feita por Carolina Ferraz, em 1995, para uma das primeiras ações publicitárias que marcavam o lançamento da Campanha no Brasil. A atriz estava no oitavo mês de gestação e vestia a camiseta com o alvo azul. Agora, com a filha Valentina já ‘crescidinha’, a atriz repete a dose, com a sua filha ao lado mais uma vez, e participa da publicidade que comemora os 18 anos da Campanha no Brasil.
"É um orgulho fazer parte de uma campanha tão importante. Quando fui convidada pela primeira vez, estava grávida de oito meses da Valentina, e foi sensacional contribuir para quebrar tabus sobre o câncer de mama, conscientizando, recuperando a autoestima e desmistificando a doença. Depois de 18 anos, a emoção se repete. Eu e Valetina estamos juntas novamente nessa causa”, revela Carolina Ferraz durante a gravação.
Além da Família Ferraz relembrar a primeira participação, o filme de 27’’ e 30’’, que estreia nacionalmente na próxima semana, traz as atrizes Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Carolina Oliveira, que mostram a beleza de seus 18 anos, representando a idade comemorativa de O Câncer de Mama no Alvo da Moda no País.
Todas as participantes revelam a vivência e força da Campanha durante todos os seus anos de existência e luta contra o câncer de mama. Alertam também para os cuidados médicos e convocam a todos sempre a participar da causa.
A criação da campanha publicitária foi assinada pela Ogilvy & Mather Brasil. O filme foi dirigido por  Flávio Zangrandi e as gravações aconteceram no Rio de Janeiro, com produção da Conspiração Filmes. O make hair foi realizado por Júnior Mendes.

Sucesso no Brasil
A campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda chega aos seus 18 anos com muito sucesso, conquistando cada vez mais o apoio de diversas empresas, artistas, celebridades do mundo da moda e da música, imprensa e sociedade como um todo.
Nesses anos, a Campanha ajudou o IBCC a quebrar tabus sobre a doença, por meio da conscientização, recuperando a autoestima das mulheres e desmistificando o câncer de mama, que pode ser vencido quando detectado precocemente. Com iniciativas que alertam cada vez mais a população, a Campanha tornou-se mais do que informativa: transformou-se para muitos brasileiros em uma bandeira de luta contra o câncer.
Para se ter uma ideia da grandeza da Campanha, nos últimos 18 anos o IBCC, referência nacional e internacional em Oncologia, cresceu, modernizou seu parque tecnológico e ampliou suas áreas de atuação e seus centros de tratamento. Todas essas conquistas foram viabilizadas, em parte, com a verba arrecadada com a venda de produtos com o alvo azul, desenvolvidos por empresas-parceiras, que destinaram um percentual do valor arrecadado ao IBCC.  No total, foram R$ 76,5 milhões repassados ao Hospital, investidos em ampliação de cinco andares, passando de 43 para 180 leitos, novo Centro Cirúrgico, nova UTI e aquisição de muitos equipamentos de alta tecnologia que se tornaram aliados importantes no tratamento do câncer.
Nesse período, também foram realizados 1.072.293 consultas, 75.838 cirurgias, 63.035 internações, 309.796 exames de ultrassom, 231.308 mamografias, 282.904 aplicações de quimioterapia e 537.711 sessões de radioterapia.
Mas O Câncer de Mama no Alvo da Moda teve início um ano antes de estrear no Brasil. A Campanha foi idealizada pelo estilista Ralph Lauren, nos EUA, que, ao acompanhar sua amiga, a jornalista Nina Hyde, na luta contra o câncer de mama, resolveu usar a moda para falar com as mulheres sobre este assunto. Assim nasceu o tão conhecido alvo azul, sendo uma campanha adotada de imediato pelo Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, do inglês). De qualquer modo, assim que desembarcou em terras brasileiras tomou forma e raízes nacionais, conquistando muitos adeptos e crescendo até chegar à sua maioridade, tornando-se, sem sombra de dúvidas, a campanha de maior longevidade já realizada no País. Há muito para ser feito, mas comemorar em grande estilo, relembrando as vitórias, é sempre bom.


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Marcelo Faustini / Divulgação



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Valentina Ferraz Cohen
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