segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cuidados básicos para ter uma pele linda no inverno

Hidratação, filtro solar, banhos rápidos e muita ingestão de líquidos são cuidados básicos para ter uma pele linda no inverno
 
A especialista Joyce Rodrigues dá dicas preciosas sobre como cuidar da pele no inverno para mantê-la sempre bonita e saudável
 
Quando o inverno chega, a pele sente, mesmo que não tenhamos no Brasil um inverno tão rigoroso quanto o do hemisfério norte. “A mudança de clima provoca alterações, a exposição a temperaturas mais baixas é prejudicial e o choque térmico faz a pele perder água”, explica Joyce Rodrigues, Farmacêutica, Bioquímica e Cosmetóloga, que tem experiência no desenvolvimento de dermocosméticos e cosmecêuticos.

A água muito quente que normalmente usamos para o banho, quando a temperatura está mais baixa, também causa danos à pele. “A água quente faz a pele ter um aspecto ressecado, esbranquiçado, o que indica desnaturação das proteínas da pele. No rosto, a percepção do dano se dá ao notar a pele “repuxada”, sinal de que precisa de hidratação extra”, diz a especialista.

Não exagerar na temperatura do banho e nunca esquecer o protetor solar, com FPS 30, no mínimo, são dicas importantes. “Mesmo com menor incidência de sol, a radiação existe, ainda que não seja visível a olho nu”, ressalta.

“Hidratar é o grande segredo para manter a pele bem-cuidada”, revela a especialista. Por isso, não se pode descuidar. Afinal, no inverno, temos menos sede, mas é importante continuar ingerindo bastante água. Para a pele, o melhor é reforçar a hidratação com os cremes e produtos costumeiros. “Não precisa mudar de hidratante durante o inverno. O importante é usar o mesmo que já estamos acostumados com mais frequência, ou seja, mais vezes por dia”, recomenda a especialista. Se a pele for oleosa, com acne, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade. 

Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. Existem alguns umectantes (compostos com substâncias que matem a pele umedecida) para lábios, além de batons hidratantes que além de hidratar deixam os lábios mais bonitos.


Outro segredinho é usar sabonete para pele sensível, que agride menos o tecido, e aplicar o hidratante logo depois do banho, porque, com a pele úmida, forma-se uma película protetora que impede o ressecamento.

Novos ativos

Joyce lista algumas substâncias presentes nos hidratantes que podem ajudar a reforçar a hidratação da pele, ativos que fazem parte de uma nova geração de matérias-primas:

  • G.P.S - Threalose - capaz de atuar sobre a membrana celular e combater a desidratação ou qualquer outro tipo de estresse, como variações climáticas bruscas e baixa umidade relativa;

  • Aquaporine – melhora a circulação de água entre as células, reforça a reserva natural de água na epiderme, restaura a hidratação, maciez e elasticidade;

  • Hyaxel – ácido hialurônico fracionado de baixo peso molecular vetorizado pelo silanol, que apresenta excelentes propriedades reepitelizantes, hidratantes e de renovação celular, preparando a pele para uma maior permeabilidade dos ativos;

  • Gatuline® Skin-Repair Bio – estimula a regeneração epidermal e promove a reparação cutânea através da diferenciação da Involucrina, Loricrina e Lekti, proteínas específicas dos queratinócitos. Reconstitui a pele seca e danificada, deixando-a saudável, suave e radiante.

  • Oscremes à base de silicone, ômega 3,6 e 9, alantoína, pantenol e cerâmidas conferem proteção contra ressecamento e aspereza. 


“Toda mulher procura novidades em cosméticos. Por isso, é sempre bom analisar os rótulos. Eu indico os produtos com ácido hialurônico, que é um importante hidratante para o inverno”, sugere Joyce.
 
Segundo ela, vale a pena aproveitar o inverno para fazer tratamentos de pele envolvendo ácidos, pois, com menor incidência solar, diminuem as chances de efeito rebote (quando a pele escurece em vez de clarear).  Consulte um profissional qualificado e coloque o inverno a seu favor.
 
Já a esfoliação deve ser feita com cuidado nessa estação do ano, porque o procedimento deixa a pele muito sensível. “Mas não precisa parar radicalmente. Basta diminuir a frequência do tratamento, para não causar coceira nem agredir a pele”, conclui.

 
Quem é Joyce Rodrigues

Farmacêutica e Bioquímica de formação, Joyce Rodrigues tem pós-graduação e MBA em Cosmetologia e é Mestranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), onde estuda filtros solares.

 Há mais de 15 anos dedica-se à Cosmetologia, na área de pesquisa e desenvolvimento e inovação de dermocosméticos, criação e gestão de negócios, tendo trabalhado no setor de dermatologia de farmácias de manipulação, nas marcas Pierre Alexander, Biomarine e Cosmobeauty.   É professora de Cosmetologia no curso Técnico em Estética do Senac e Coordenadora no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia do IPUPO – Instituto Maurício Pupo - além de ministrar aulas em congressos nacionais e internacionais de cosmetologia.

Em 2010, fundou o Instituto Joyce Rodrigues, que oferece cursos livres de estética e beleza e atende à população gratuitamente a população de Barueri (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos