sexta-feira, 19 de julho de 2013

O TEMPO SECO PODE PREJUDICAR A SAÚDE RESPIRATÓRIA

O TEMPO SECO PODE PREJUDICAR A SAÚDE RESPIRATÓRIA

A falta de umidade do ar pode acarretar problemas na respiração e na voz
São Paulo, julho de 2013 - Irritação nos olhos, nariz e garganta são alguns dos sintomas que a baixa umidade e o tempo seco podem trazer para a saúde. Esses sintomas atingem as pessoas de um modo geral, mas aquelas que já têm uma predisposição às doenças respiratórias como, rinite alérgica e asma brônquica acabam tendo maiores prejuízos.

Segundo a Dr.Sandra Petit, coordenadora de fonoaudióloga do Hospital San Paolo, “isso ocorre devido à falta de umidificação das mucosas, o que pode ocasionar inflamações e aumento de secreção, devido ao oxigênio entrar mais seco pelo nariz, neste caso nas pessoas que apresentam a respiração nasal. Pior ainda acontece para os respiradores bucais, que ainda têm um fator agravante que é a falta de aquecimento do ar, o que gera piora do quadro clínico”.

“Além das doenças respiratórias, outras patologias como a disfonia que são as alterações da voz, ocasionadas por pessoas que gritam demais, não respiram adequadamente para falar e forçam muito a garganta durante a fonação também podem apresentar piora com a baixa umidade do ar”, completa a fonoaudióloga.

Todas as pessoas devem estar atentas à sua saúde vocal, ainda mais quando o clima contribui de forma negativa. A principal recomendação é beber muita água e percebendo qualquer alteração vocal procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, pois um diagnóstico precoce e a utilização de técnicas adequadas podem prevenir alterações orgânicas mais graves.

Sintomas das doenças
·         Rinite alérgica caracteriza-se pela obstrução frequente do nariz, espirros repetidos e coceiras no nariz, olhos, garganta e /ou ouvidos.
·         Asma brônquica se manifesta com crises de tosse que podem estar associadas à falta de ar e chiados. 

Serviço
Hospital San Paolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos