sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aprenda a fazer papinhas naturais para o seu bebê

Aprenda a fazer papinhas naturais para o seu bebê

 

A partir do sexto mês o bebê tem a chance de experimentar alimentos novos com texturas e sabores diferentes do leite materno. A mamãe começa a introduzir na dieta papinhas doces e salgadas para incrementar a alimentação da criança. A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi explica que as papinhas salgadas devem ser oferecidas de maneira gradativa, com ingredientes variados para que a criança possa se adaptar aos diferentes sabores, porém com atenção, pois nessa fase podem surgir reações adversas, como alergia, cólicas ou intolerância.

A nutricionista ensina cinco receitas com ingredientes nutritivos e naturais, lembrando que é necessário lavar as mãos sempre antes do inicio do preparo e higienizar os alimentos corretamente:


1-Papinha de carne, couve e abóbora

1colher de sobremesa de óleo vegetal
1 colher de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de carne moída
2 colheres de sopa de abóbora cortada em cubos pequenos
2 colheres de sopa de couve picada

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

2 – Papinha de frango, beterraba, mandioquinha e escarola

1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 colher de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos
1 mandioquinha pequena cortada em cubos
½ beterraba pequena cortada em cubos
2 colheres de sopa de escarola picada

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida a mandioquinha e a beterraba. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a escarola e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.


3– Papinha de frango, arroz, cenoura e espinafre

1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 colher de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos
1 colher de sopa de arroz cru lavado
½ cenoura pequena picada em cubos
2 colheres de sopa de espinafre picado

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida o arroz e a cenoura. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

4- Papinha de carne, abobrinha e batata

1 colher (sobremesa) de óleo de girassol
1 colher (chá) de cebola picada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de carne desfiada
2 batatas pequenas cortadas em cubos médios
2 colheres (sopa) de abobrinha em cubos médios
½ colher (café) de sal

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, cozinhe a carne e depois desfie. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola, o alho, a carne desfiada e o sal. Acrescente em seguida a batata e a aabobrinha. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até todos os ingredientes estiverem bem macios. Amasse tudo com o garfo e sirva.

5 – Papinha de carne, cenoura e alface

2 colheres de carne desfiada
½  cenoura média
2 folhas de alface
1/2 cebola pequena
1 colher de salsa bem picadinha
1colher rasa de café de óleo de milho ou girassol

Modo de Preparo:
Em uma panela de pressão, cozinhe a carne e reserve já desfiada. Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver, que seja o suficiente para cozinhar os ingredientes e coloque a cenoura com casca, a alface, a cebola e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura, junto com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha e a carne desfiada e amasse com um garfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos