quinta-feira, 18 de julho de 2013

Número de casos de cegueira evitável cai pela metade em Israel nos últimos 10 anos

Número de casos de cegueira evitável cai pela metade
em Israel nos últimos 10 anos


O número de casos de cegueira evitável em Israel caiu pela metade nos última década, passando de 33,8 por 100 mil habitantes em 1999 para 14,8 por 100 mil em 2010, de acordo com o American Journal of Ophthalmology. O sucesso de Israel na prevenção e tratamento das quatro principais causas de cegueira evitável – deterioração relacionada à idade; glaucoma; diabetes e catarata – é inigualável em qualquer outro lugar do mundo, diz o principal autor do estudo, o dr. Michael Belkin, do Goldschleger Eye Research Institute, da Universidade de Tel Aviv.

Outros países poderão alcançar resultados semelhantes adotando a abordagem israelense, diz Belkin, um dos maiores pesquisadores de oftalmologia de Israel. O país desenvolve métodos inovadores de prevenção e tratamento, tornando-os disponíveis por meio do sistema de saúde nacional. Programas baseados nas comunidades, como por exemplo, clínicas de diabetes, promovem prevenção e tratamento de complicações que podem levar à cegueira. Com isso, evita-se também o custo excessivo com tratamento da cegueira.

O dr. Belkin encontrou esses resultados ao pesquisar dados para provar sua tese de que, ao longo dos últimos cem anos, não havia mudança na taxa de cegueira por glaucoma no mundo. Quando ele e seus colegas pesquisadores olharam especificamente estatísticas israelenses ao longo dos últimos 12 anos, descobriram que, embora as taxas de cegueiras devido a fatores genéticos se mantivessem estáveis, os índices de cegueira evitável foram reduzidos em mais de 56%.        

Mais informações através do link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos