terça-feira, 4 de junho de 2013

Especialista em Medicina do Sono dá dicas para uma noite de sono tranquila


Dra. Angela Beatriz Lana elenca motivos que podem contribuir para insônia e ensina como afastar esse perigoso inimigo
Dormir é uma necessidade de todos, porém, muitos sentem dificuldades para ter uma noite de sono tranquila, o que provoca um estado de nervosismo e dificuldade de concentração. Segundo a otorrinolaringologista e médica especialista em sono, Angela Beatriz Lana, as pessoas que sofrem de insônia, ou aquelas que dormem pouco ou ainda as pessoas privadas de sono, como as mães de recém-nascidos, por exemplo, costumam ser irritadas e impacientes, e o trabalho e o relacionamento dessas pessoas com outras podem se tornar impossíveis.
"Erros no trabalho são mais comuns, as atividades são realizadas com maior dificuldade e demandam mais tempo para serem finalizadas, pelo raciocínio estar mais lento. O ambiente de trabalho e o familiar ficam tumultuados por brigas sem sentido, causadas por assuntos que seriam banais em situações de menos estresse", explica ela.
Por isso a necessidade de dormir bem. Se não é possível evitar certas situações de estresse do dia a dia, que fazem com que as pessoas percam o sono – afinal todo mundo já teve os seus dias de insônia –, é possível fazer pequenos ajustes na rotina e no ambiente de dormir, a fim de melhorar o sono.
Por exemplo, muitas pessoas optam por praticar exercícios à noite, porém, quando eles são muito intensos não devem ser praticados logo antes de dormir, pois diminuem o sono, já que o corpo leva mais tempo para desacelerar. "Já a prática de atividades físicas de moderada intensidade e com regularidade ajuda a pessoa a ter um sono mais profundo", explica a especialista.
O travesseiro e o colchão também são dois fatores importantes. Eles devem ser escolhidos de acordo com o gosto pessoal, mas vale lembrar que os alérgicos devem evitar materiais de preenchimento, como penas e plumas, que pioram a rinite alérgica. Outro ponto importante é que travesseiro tem prazo de validade, fique de olho no seu.
A temperatura também exerce uma importante influência na manutenção do sono. Extremos de temperatura provocam uma maior movimentação do corpo e a sensação de sono não reparador, por isso a temperatura do quarto deve ser amena.
O consumo de bebidas alcoólicas também pode fazer a pessoa não dormir bem. "Na verdade, ela pode ajudar a pessoa a iniciar o sono, mas geralmente leva a um sono fragmentado, com muitos despertares, e quando acorda o indivíduo tem a sensação de estar ainda cansado", explica Angela, por isso o ideal é evitar as bebidas alcoólicas perto do horário de dormir.
Deve-se evitar a exposição a luz forte à noite. "O hábito de usar o computador na cama realmente atrapalha o sono. A luz emitida pelas telas é recebida pelos nossos olhos na retina e reduz a produção da melatonina (hormônio regulador do sono)", explica a especialista. Por isso, o ideal é evitar ficar no computador pouco antes de dormir, pois isso pode lhe tirar o sono.
A dica final da especialista é manter uma rotina. "A escuridão e o silêncio do quarto somados a uma rotina de sono, ou seja, acordar e levantar na maioria dos dias nos mesmos horários, também são importantes para assegurar uma boa noite de sono", finaliza Angela.
Saiba mais através do site www.dormeplus.com.br
Dra. Angela Beatriz Lana
Formada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Otorrinolaringologista  pelo Hospital das Clinicas da UFMG.
Especialização em Medicina do Sono em dezembro de 2009 pela AFIP (Instituto do Sono)
Fellowship em Actigrafia - Med. Do Sono, no Hospital Hotel Dieu em Paris- 2010
Fellowship em Cultura de Condrocitos , Erasmus University em Roterdam 2010-2011
Medica na Comunidade Europeia pela Universidade do Porto- Grau de Mestre, tese: Sonolencia excessiva diurna -2011
Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos