sábado, 29 de junho de 2013

V FOR VENDETTA (V DE VINGANÇA)



V FOR VENDETTA
(V DE VINGANÇA)
Ralph J. Hofmann
A máscara do bigodudo de sorriso sardônico presente nas demonstrações ao longo do país se origina na série de romances gráficos ‘V for Vendetta’ de Alan Moore e David Lloyd. O romance originou o filme de mesmo nome.
No filme um homem busca vingança contra um parlamento corrupto e os detentores do poder de uma Inglaterra pós-hecatombe nuclear.  Acaba detonando explosivos por baixo do prédio do Parlamento, enquanto uma massa popular vestindo a máscara e a capa negra do paladino celebra.
 Os membros deste parlamento estariam tão alheios à justiça moral e ética quanto o de certo gigante deitado em berço esplêndido nosso conhecido.
O figurino do personagem sardônico-sorridente vem de Guy Fawkes um dissidente que visava assassinar o Rei James I da Inglaterra para voltara a instituir uma igreja católica com ingerência do Vaticano na política no país.
Foi capturado num subterrâneo do Parlamento ao lado de dezenas de barris de pólvora portando uma mecha para detonar o explosivo e um relógio para saber que horas o rei estaria visitando o legislativo.
Após torturado e executado junto com oito outros conspiradores no que foi chamado “O Complô da Pólvora” o rei ordenou que no dia 5 de novembro  celebrassem  com fogueiras o insucesso do complô.
Isto ocorreu em 1605 e a celebração do dia de Guy Fawkes continua ate nossos dias, com fogueiras, fogos de artifício e nos últimos cem anos a queima de um boneco (estilo “malhar o Judas”) representando Guy Fawkes ou alguma figura que desagrade as pessoas (já foi o Papa, Margaret Thatcher e Paul Kruger o líder dos Boers na guerra de mesmo nome).
Atrevemo-nos a lembrar de que estamos em plena época de festas juninas.  De quem seria a imagem para queima em efígie?
 Lula?    Dilma?   Sarney?   Calheiros?
Todos os acima e mais outros 500?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos