terça-feira, 4 de junho de 2013

Prefeito e vice participam da abertura do Simpósio Varginha Ambiental



Acompanhados do Secretário de Meio Ambiente Joadylson Barra, o  prefeito Antônio Silva e o vice Vérdi Lúcio Melo prestigiaram a solenidade de abertura do Simpósio Varginha Ambiental, que marcou a abertura das comemorações da Semana do Meio Ambiente na cidade.Fruto de uma  parceria com Unis , Cemig e Colégio Marista, o Simpósio Varginha Ambiental apresentará palestras abordando importantes assuntos ligados ao tema. 
A abertura do evento foi feita pelo o engenheiro agrônomo Amilton Ferri Vasconcelos, Pós-graduado em solos e Meio Ambiente; Analista ambiental da SUPRAM Sul de Minas de 2006 a 2010 na área de recursos hídricos e atividades agrosilvopastoris,  atual Superintendente da SUPRAM Sul de Minas, que falou sobre o Novo Código Florestal e sua discussões.
 A antes da palestra o prefeito falou aos presentes pontuando algumas ações já tomadas pela administração municipal, a exemplo da retirada dos pneus inservíveis de uma área no distrito industrial, que foram transferidos para Contagem, para o destino final adequado, sem agredir o meio ambiente e do projeto que tramita na Câmara de Vereadores, que autoriza o município a celebrar convênio com o Estado de Minas Gerais, para iniciar atividades no Novo Aterro Sanitário. “Temos alguns problemas, mas o do lixão talvez seja o  mais grave neste momento, porque trata-se de um agressão ao meio ambiente e as pessoas que residem nas suas proximidades e aquelas que trabalham no local. Para isso  necessitamos de uma medida emergencial “, destacou.
Da mesma maneira o secretário  de Meio Ambiente, Joadylson Barra  enfatizou a importância do projeto para Varginha. “ Necessitamos de uma solução rápida e eficiente para o lixão. Da maneira como está, contaminando o solo e os lençóis freáticos,  e com sua capacidade quase que esgotada, não resta outra alternativa a não ser  ativar o Novo Aterro,  com responsabilidade e compromisso”.
O Simpósio terá nova etapa nesta quarta-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com   um treinamento às 13h30, de Técnicas de Poda e Plantio de  Árvores,  com demonstração de prática às 14h30 com o instrutor Pedro Mendes Castro, da Gerencia de Gestão Ambiental da Cemig, na Cidade Universitária Grupo Unis.
 A noite serão ministradas quatro palestras, todas no Auditório Marista: às 19h15, com “Arborização Urbana e Redes de Energia Elétrica da Cemig”, com Pedro Mendes, 19h45,   “Tecnologia e  redes Aéreas de Distribuição”, com Fernando Medeiros da Silva, Gerência de Desenvolvimento e Engenharia de Ativos Cemig D, às 20h45, “Impactos da Arborização Urbana no Sistema Cemig, foco Regional Sul e Situação Geral de Varginha”, com Diovane Mesquita, Gerência de Planejamento e Acompanhamento da Execução da Operação e Manutenção, Distribuição Leste, terminando às 21h15  com “Planejamento de Investimentos para o Sistema Elétrico em Varginha”, com Mauro César Soriani, gerência do Centro Integrado de Expansão de Redes da Cemig D.


Projeto Ecocine Cemig


Paralelo às atividades, estará acontecendo na cidade o  Projeto Ecocine Cemig, em parceria com as  Secretarias do Meio Ambiente e  Educação, que consiste em uma sessão de cinema com objetivos de disseminar a cultura do combate ao desperdício e de difundir hábitos de consumo responsável. Através da Secretaria de Educação, 496 alunos de 18 Escolas Municipais (Urbanas  e Rurais), participarão do  evento.


O QUE NÃO SERVE PARA GENTE,SERVE PARA ALGUEM

Outro evento importante também em comemoração a Semana do Meio ambiente será a realização em parceria com a Secretaria de Educação e com a Agenda 21, com o apoio da Farmácia Vita Corpus, de uma campanha de consumo consciente, sobre medicamentos, sua reutilização e o descarte adequado destes medicamentos.

Com o tema " O QUE NÃO SERVE PARA GENTE,SERVE PARA ALGUEM ",serão entregues nas Escolas medicamentos que não são mais usados, além de medicamentos vencidos. Estas ações terão como objetivos desenvolver técnicas de conscientização com o intuito de motivar pais e alunos na busca de novos conhecimentos para o descarte adequados dos medicamentos, contribuindo assim para um ambiente mais limpo e saudável.  Participarão as Escolas Municipais  Domingos Ribeiro de Rezende,  Jacy de Figueiredo - CAIC I,  José Augusto de Paiva
e Professora Helena Reis CAIC II .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos