terça-feira, 19 de maio de 2015

Lobo Guará no Zoológico






Prefeitura de Varginha acolhe
Lobo Guará no Zoológico
Animal foi encontrado no centro da cidade
O lobo guará capturado no início da manhã desta terça-feira, 19, no centro da cidade, foi acolhido pela Prefeitura de Varginha no zoológico. O animal estava no estacionamento de uma farmácia próxima ao Hospital Regional. Populares que passaram pelo local, viram o lobo e acionaram o Corpo de Bombeiros que capturou o bicho.
A bióloga Jaara Alvarenga Cardoso Tavares disse que o lobo ficará num setor extra, por tempo indeterminado, para desestressar e ser avaliado pelo veterinário. “O lobo vai passar por uma avaliação para detectar possíveis problemas de saúde, ser vacinado garantindo medicação preventiva”. Ela adianta que será feito um estudo para saber de onde esses lobos estão vindo, pois não é o primeiro a ser encontrado na área urbana. “Ano passado foi encontrado um lobo em um bar, no bairro de Fátima”, lembra Jaara. A bióloga avalia que é uma situação preocupante, pois “não é simplesmente capturar e soltar, temos que saber de onde veio”.
No zoológico de Varginha já tem um lobo macho que veio de Três Corações. O animal capturado ainda não teve o sexo identificado, e como está num setor extra, não poderá “receber visitantes”. O zoológico funciona diariamente das 8h às 16h. A entrada custa R$ 2,00. Crianças menores de cinco anos não pagam.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- O lobo guará pode ser encontrado na América do Sul, principalmente no Brasil, no Paraguai, na Bolívia e na Argentina.
 - Como possuem pernas compridas e ágeis, pode facilmente subir em morros e montanhas. Essa característica física favorece também os saltos no momento da caça.
 - Alimenta-se principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos.
 - É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcatéias como fazem outras espécies de lobos.
 - Preferem a noite para caçar.
 - A gestação da fêmea dura, em média, 68 dias. Ela dá cria de 4 a 6 filhotes.
 - Doenças transmitidas por cães domésticos, atropelamentos e derrubada de matas são os principais motivos que estão provocando a extinção destas espécie animal.
 - No Brasil, podemos encontrar o lobo guará nas seguintes regiões: Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina.
 - É um mamífero de comportamento tranquilo, porém pode atacar para defender-se em situações de ameça.
 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
 Expectativa de vida: em média vivem 20 anos
Comprimento: 1,20 metros aproximadamente
Cor: castanho claro avermelhado com manchas marrom nas pernas, caldas e pescoço
Peso: de 20 a 25 kilos aproximadamente
Altura: 70 cm aproximadamente.
 CURIOSIDADE:

-  O lobo guará é o maior canídeo nativo existente no território sul-americano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos