quarta-feira, 13 de maio de 2015

Universidades do Sul de Minas destacam bom diálogo para avanço da engenharia


As instituições contribuem com sugestões para o aperfeiçoamento das atribuições profissionais junto ao Crea-Minas

Com um histórico de 50 anos de ensino e seis cursos de Engenharia, o Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), em Varginha, tem importante contribuição para o desenvolvimento da região. A boa relação com o mercado não se limita apenas à formação de profissionais qualificados, também fortalece sua relação com a área tecnológica a partir do diálogo com o setor produtivo e a academia através do Colégio Estadual de Instituições de Ensino do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) . “Com o Colégio, esta interligação com o Crea-Minas ficou mais forte. Começamos a trabalhar os currículos, atribuições, algumas visitas in loco e o próprio fomento à parte de pesquisa”, afirma o coordenador do curso de engenharia mecânica do Centro Universitário,  professor Alexandre Lopes.
Assim como outras 176 escolas de nível técnico e superior de todo o estado que integram órgão consultivo do Crea-Minas, a Unis contribui com sugestões para o aperfeiçoamento das atribuições profissionais junto ao Sistema Confea/Crea e elabora projetos de aprimoramento de currículos baseados em práticas vitoriosas. Em 2014, o Centro Universitário do Sul de Minas alcançou a sétima posição na final da segunda edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec), promovida pelo Crea-Minas.  A Feicintec é resultado de articulação do Colégio de Instituições de Ensino e promove o intercâmbio de conhecimento entre os estudantes das áreas tecnológicas. Para a professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unis, Ivana Prado, a realização da feira é uma oportunidade das instituições de ensino demonstrarem suas produções acadêmica e tecnológica para o mercado.
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) também integra o Colégio Estadual de Instituições de Ensino do Crea-Minas. Com dez cursos de Engenharia e o ingresso de cerca de 500 alunos a cada semestre, a Ufla tem contribuído bastante na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. “O Crea-Minas está muito em contato com o mercado, ele sabe muito bem que tipo de profissional nós precisamos formar”, conclui o professor da universidade, o engenheiro eletricista Giovanni Rabelo. Rabelo cita o debate acerca do ensino a distância na engenharia. Para ele, o Crea-Minas tem um papel muito importante para entender quais são as nuances que envolve o ensino a distância.

Colégio Estadual de Instituições de Ensino do Crea-Minas

Fortalecer a cadeia da engenharia e a articulação entre o mercado e a academia. Foi com esse objetivo que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) criou, em julho de 2012, o Colégio Estadual de Instituições de Ensino. Validado em decisão plenária do Conselho, o Colégio tornou-se a primeira experiência no Brasil a estimular o debate para a construção de políticas da melhoria da formação e no exercício profissional regulamentado pelo sistema Confea/Crea. À margem de completar o terceiro ano, consolidado pela participação efetiva de 177 representantes de escolas de nível técnico e superior em todo o estado, o Colégio desponta para novos desafios.

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