segunda-feira, 5 de maio de 2014

Vida saudável em família


Realizar atividades em conjunto é uma maneira de manter uma vida saudável e a união familiar

Não é novidade que a prática de atividade física tem papel essencial para a saúde e bem estar de qualquer pessoa. O acompanhamento da família durante a atividade é um estímulo a mais para adotar uma vida mais saudável, além de que com o trabalho, estudos e outros fatores que costumam prejudicar o tempo de convívio familiar, a realização de exercícios físicos em conjunto pode ser o momento ideal para colocar a conversa em dia.

A dona de casa, Bianca Zanchi, foi uma das adeptas desta ideia. Mãe dos estudantes Cindy Caetano da Silva e Matheus Caetano, de 18 e 19 anos respectivamente, ela já faz academia com os filhos há seis anos. “Sempre busquei incentivar meus filhos a praticar atividades físicas, porque além de ser importante para o desenvolvimento escolar, auxilia na saúde e é uma maneira de reunir a família, já que todos tem uma rotina muito ativa”, conta Bianca.
Para a estudante Cindy, o incentivo da mãe foi essencial para ela se apaixonar pela atividade física. “Não vejo como uma cobrança por parte dela, pois ela me ensinou desde pequena a gostar de exercícios físicos. E fico feliz por isso, porque vejo pelas minhas amigas no qual as mães nunca incentivaram que hoje elas não se interessam em praticar atividades físicas”, declara.

O incentivo refletiu na alimentação dos adolescentes. Segundo o estudante Matheus Caetano, a família sempre buscou ter uma alimentação equilibrada. “Minha mãe sempre incentivou o consumo de alimentos saudáveis, e isso vejo como ponto positivo porque me ajudou a ter um crescimento mais saudável e melhor qualidade de vida”, conta.

De acordo com o personal trainer e professor da rede de academias Fit Premium, Gilmar Ravazoli, realizar atividade física em família é uma maneira de garantir bons resultados. “O incentivo partindo de cada pessoa ajuda diretamente no rendimento e o resultado vem com esse desempenho”, explica. No entanto, ele alerta para os cuidados que as pessoas devem ter ao fazer atividade os exercícios com a família. “Se atentar com conversas paralelas, é importante lembrar que o momento de exercício é um momento individual para cuidar do corpo e mente, então é importante evitar falar sobre assuntos de trabalho e estudos durante os treinos, pois isso prejudica a concentração na hora do exercício”, recomenda Ravazoli.

Independente da atividade a ser realizada, todas podem ser feitas em família. “Desde uma corrida, caminhada até a musculação são essenciais para a saúde e ótimos exercícios para o convívio e interação familiar”, completa o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos