quinta-feira, 9 de abril de 2015

Programa Cultivando Água Boa será apresentado em Varginha


Programa Cultivando Água Boa será apresentado em Varginha
Cidade mineira será convidada a adotar o programa. Ações incluem recuperação das microbacias, proteção das matas ciliares e conscientização

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) promove, na próxima sexta-feira, 10, em Varginha, a presença do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, para apresentação do programa Cultivando Água Boa (CAB), reconhecido pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do mundo. Serão dois encontros que vão acontecer na Cidade Universitária do UNIS, no Parque Mariela, sendo o primeiro com a participação de prefeitos da região Sul de Minas e o segundo com a presença de entidades e da comunidade local. Neste último, a organização será feita em parceria com a prefeitura de Varginha.
 “O evento será muito importante para nós, pois vamos discutir a possibilidade de implantação do CAB em Varginha. A troca de experiências vai contribuir com as ações de melhoria da gestão dos recursos hídricos, servindo como exemplo para as demais regiões do estado”, explica o gerente do Departamento Sul da Copasa, Guilherme Frasson.
O Governo de Minas firmou em 25 de março um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para a implantação do programa no estado e Varginha poderá ser a primeira cidade contemplada. “Ao adotar este programa, o Governo de Minas e a Copasa demonstram preocupação com a recuperação das microbacias ao aumentar a quantidade de água durante o período de estiagem e ainda melhorar a qualidade do recurso”, afirma João Bosco Senra, Diretor de Operação Sudoeste da Copasa.

Cultivando Água Boa
O programa Cultivando Água Boa foi criado pela Itaipu Binacional como estratégia para a recuperação das microbacias, considerando os diversos usos da água, tais como a produção de alimentos, de energia, abastecimento público, lazer e turismo. Recentemente, no último dia 30 de março, foi o vencedor do prêmio Água para a Vida, da ONU, na categoria melhores práticas de gestão de recursos hídricos.
Com a publicação do Decreto nº 46.730, de 25 de março de 2015, o Governo de Minas constituiu o Grupo de Trabalho para elaborar estudos e propor a reestruturação dos programas da administração pública estadual para incorporar as boas práticas e as experiências do CAB.
A Comissão de Trabalho é composta, além da Copasa, por representantes da Cemig, Emater, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Secretaria de Educação (SEE), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos