sábado, 25 de abril de 2015

Evento: audiência púbica da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia de Minas

Data e horário: quinta-feira (30/4), às 13 horas

Local: Câmara Municipal de Nova Resende (Rua Major Francisco Anacleto, 523 – Centro)

Fortalecimento da cafeicultura será debatido no Sul de Minas

Durante audiência pública em Nova Resende, será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura.

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Nova Resende (Sul do Estado) para debater instrumentos para fortalecer a cafeicultura mineira. A audiência pública, na qual também será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura, será na quinta-feira (30/4/15), às 13 horas, na Câmara Municipal, que fica na Rua Major Francisco Anacleto, 523 – Centro. A solicitação partiu do deputado Emidinho Madeira (PTdoB).

De acordo com o parlamentar, a cafeicultura gera 10 milhões de empregos diretos e 40 milhões de indiretos no Brasil, e as regiões Sul e Sudoeste de Minas são referências no País como polos de produção de café. Ele destaca ainda que, em 2014, a produção brasileira de café foi de 45,3 milhões de sacas, das quais quase metade - 22,6 milhões de sacas - foram produzidas em Minas Gerais. No Sul, Sudoeste e Centro-Oeste do Estado, foram produzidas 10,8 milhões de sacas (49% da produção mineira).

Durante a reunião, os deputados também pretendem discutir a proposta de criação do Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste de Minas. O deputado Emidinho Madeira acredita que a criação desse consórcio é de extrema importância para fortalecer a cafeicultura nessas duas regiões, especialmente para o desenvolvimento de ações de marketing para valorizar o café produzido ali.
Convidados - Foram convidados para a audiência pública: o governador Fernando Pimentel; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Nova Resende, Celson José de Oliveira e Antônio Alves de Lima, respectivamente; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa; o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Varginha (Minasul), Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro; o presidente do Centro de Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto; o vice-presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaíso), José Rogério Lara; o diretor da Super Safra Armazéns Gerais, Gustavo Vieira de Carvalho; e o gerente comercial da Exportadora de Café de Guaxupé, Marcos Antônio Souza Ribeiro.

Leia outras notícias no Portal ALMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos