quinta-feira, 30 de abril de 2015

implantação de projeto para beneficiar deficientes visuais


Sensibilizado com as dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais no que diz respeito às oportunidades de estudo e inclusão na comunidade, o vereador Rômulo Azevedo Ribeiro apresentou uma indicação na Câmara Municipal onde sugere a implantação de um núcleo do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP em Varginha.
De acordo com Rômulo, o Centro de Apoio, institucionalizado pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Especial – SEESP, é resultado de um trabalho conjunto entre a SEESP e as entidades filiadas à União Brasileira de Cegos – UBC (Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais – ABEDEV, Instituto Benjamin Constant e Fundação Dorina Nowill para Cegos).
“O objetivo do projeto é garantir às pessoas cegas e às pessoas com baixa visão o acesso ao conteúdo programático desenvolvido na escola de ensino regular, bem como o acesso à literatura, à pesquisa e à cultura por meio da utilização de equipamentos modernos e da impressão do livro em Braille”, argumentou.

Rômulo destaca que o Ministério da Educação tem a responsabilidade de coordenar a implantação e implementação dos Centros, cabendo às Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação a execução do serviço. “Dessa forma, o Município de Varginha poderia, em sintonia com o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Especial, reafirmar o seu compromisso com a cidadania e dignidade das pessoas com deficiência visual”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos