quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeitura de Varginha mantém fumacê sem interrupção até no feriado




Prefeitura de Varginha mantém fumacê sem interrupção até no feriado
Os dados mais atuais do Setor de Vigilância Epidemiológica são de 815 notificações e 150 pessoas com dengue no município de Varginha. Diante do quadro grave, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, determina que até no feriado e no final de semana tenha sequência o fumacê. Agora, o serviço é feito por quatro bombas intercostais e também pela bomba de pulverização móvel UBV, instalada em cima de uma caminhonete. O fumacê manual só não ocorre aos domingos, já que exige muito do físico do aplicador e assim, é necessário que tenha um dia de folga na semana para descanso e recuperação. A ação é realizada em dois períodos: das 7h30 às 13h30 e das 17h às 21h.
Neste feriado, o fumacê intercostal será nos bairros Pinheiros, Alto dos Pinheiros e Jardim Áurea. No sábado, o trabalho será em dois endereços na Vila Pinto e em três localidades na Vila Murad.
Já o “fumacê pesado”, que é feito com o veículo, não é interrompido nem aos domingos. Alguns bairros de Varginha recebem atenção especial. A supervisora geral da Secretaria de Saúde, Vânia Aparecida Silvério Nobre, explica que desde terça-feira o carro passa pelos bairros Canaã, Monte Serrat, Sion, Barcelona, Cidade Nova, Imaculada, Boa Vista, Jardim Andere e Ipiranga. “Como o trabalho é feito em ciclo, o veículo volta ao bairro depois de três dias; isso se repete sete vezes, portanto, todo o trabalho leva 21 dias, por isso não é interrompido nem no domingo”, explica Vânia. O fumacê pesado é realizado das 05h às 10h e das 17h às 21h. O Carro de Som do Setor de Combate à Dengue da Prefeitura de Varginha percorre os bairros onde vão ocorrer as Operações UBVs: móveis e costais, com um dia de antecedência, orientando os moradores sobre os procedimentos à serem tomados, os quais são de extrema importância para o sucesso da operação.
A orientação para os moradores dos bairros são:
* onde ocorrer o fumacê com o veículo:
- cobrir gaiolas, aquários, alimentações dos animais domésticos e alimentos de casa
- tem que deixar abertas janelas e portas da casa para que os mosquitos não entrem na residência e se escondam. O veneno tem que entrar na casa. O objetivo é matar o mosquito. As pessoas não precisam sair de casa. O veneno não faz mal para a população; é registrado pelo Ministério da Saúde e o procedimento é totalmente seguro.
* onde ocorrer o fumacê intercostal:
- as pessoas devem deixar as suas residências, retirando os animais e cobrindo os alimentos, uma vez que esta aplicação é feita utilizando-se uma concentração maior do líquido pulverizador.
Cuidados básicos – A população deve manter alerta quanto aos cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti não deixando água, suja ou limpa, parada. Recipientes que acumulam água devem ficar tampados.

Os telefones do Setor de Combate a Dengue para denúncias e reclamações são: 3690-2230 e 3223-6154.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos