terça-feira, 7 de abril de 2015

Câmara de Varginha

Vereador solicita instalação de faixas de pedestre em Avenida de Varginha




O vereador Carlos Costa apresentou uma indicação na Câmara de Varginha para que sejam instaladas faixas de pedestres em alguns pontos da cidade.
O vereador sugere que as faixas sejam instaladas em toda a extensão da Avenida Don Othon Motta, especialmente no cruzamento com as ruas Antônio Plácido de Barros e Vereador Júlio Teixeira.
Carlos Costa disse que é de conhecimento de todos o grande fluxo de veículos que trafega diariamente pela Avenida Don Othon Motta. “São ônibus, caminhões, carros, motos, entre outros, pois ela é a principal via de ligação do centro da cidade com muitos bairros, como Santana, Centenário, Nossa Senhora das Graças, Damasco, Santa Mônica, entre outros. E por ser uma avenida de mão única, muitos a utilizam com velocidade alta,” afirma o vereador.
 De acordo com o vereador a implantação dessas faixas vai obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade, facilitando a travessia dos pedestres.

Outro ponto destacado é que a cerca de 100 metros desta avenida está a Escola Municipal José Augusto de Paiva, no Bairro Santana com um fluxo grande de alunos de diversos bairros, o que faz com que na entrada e saída de aulas, centenas de alunos atravessem a via sem nenhuma segurança, além de idosos, que por ser uma avenida larga, têm dificuldade em atravessá-la.




Henrique Lemes pede melhorias em trevos de acesso da cidade
Os trevos que dão acesso aos municípios de Três Pontas, Elói Mendes e à rodovia BR 381 próximo ao Automóvel Clube tem apresentado um grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico, acarretando longos congestionamentos, situação que tem sido motivo de muitas reclamações.
Ao constatar esta situação, o vereador Henrique Lemes protocolou na Câmara uma indicação onde solicita ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes que seja realizada uma intervenção nos locais apontados. “Sugiro que o DNIT faça uma visita in loco para verificar a situação atual desses locais e, a partir das informações levantadas, que sejam elaborados projetos capazes de redimensionar os trevos”, comenta o vereador.
Henrique Lemes ressalta que ao serem executadas essas obras irá melhorar a infraestrutura daquela região da cidade. Com isso, Varginha poderá oferecer mais segurança aos motoristas, ciclistas e motociclistas que utilizam os acessos, além da segurança para os pedestres que trafegam pelo local. Outro ponto favorável está em melhorar o aspecto urbanístico da cidade.



Racibe da Acrenoc trabalha por implantação da Casa da Mulher Brasileira em Varginha
A vereadora Racibe da Acrenoc apresentou, na Câmara de Varginha, uma indicação solicitando que seja implantada uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no Município.
A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres e faz parte do Programa Mulher, Viver Sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. O complexo conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência, como Delegacia, Juizado, Defensoria, Promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência.

De acordo com a vereadora, a implantação da Casa vai facilitar o acesso aos serviços especializados e garantir às mulheres condições de enfrentamento da violência. “Esse espaço agilizará o atendimento às mulheres em situação de violência. Hoje a mulher vai à delegacia onde permanece mais ou menos quatro horas. Até o deferimento da medida protetiva, são necessárias, em média, mais 48 horas. Depois é preciso ir ao Juizado e, posteriormente à Defensoria Pública. Para realizar todos esses procedimentos são necessários aproximadamente cinco dias. Com a criação da Casa da Mulher Brasileira todos esses serviços serão integrados em um único local, possibilitando que sejam realizados em um único dia”, ressaltou Racibe.
Racibe reforça que é dever de todos assegurarem que a mulher viva sem medo e tenha o direito de construir uma vida sem ameaças e sem ofensas. “A Casa da Mulher Brasileira certamente representará um ganho para a nossa sociedade, sobretudo, no enfrentamento à violência de gênero, melhorando o acolhimento às mulheres”, finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos