terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia da Família na Escola

Secretaria de Educação lança amanhã Programa "Interação Escola-Família"

Será nesta quarta-feira, dia 08 de abril, no auditório do Propac II, na Vila Barcelona, o lançamento do Programa Interação Escola-Família, que tem como objetivo contribuir para a construção de uma relação entre a escola e a família, de maneira a privilegiar e a concretizar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes atendidos pela Rede Municipal de Ensino de Varginha, contribuindo para assegurar aos mesmos uma educação de qualidade. Nesta perspectiva, a Secretaria de Educação, juntamente com as Unidades Educacionais Municipais, busca garantir a todos os educandos os direitos à aprendizagem e a uma educação de qualidade.
“Com o lançamento deste Programa, cumprimos mais uma meta do Plano de Governo do prefeito Antônio Silva. Trata-se de uma iniciativa que visa interagir a família com a escola, de maneira que este relacionamento reflita na vida escolar e pessoal dos nossos alunos.”, explicou a Secretária de Educação Rosana Carvalho. Segundo ela, a Secretaria de Educação vai oferecer as  diretrizes a serem seguidas, mas caberá a cada escola, adequar o plano a realizada da comunidade escolar. “Trata-se de um programa institucional, permanente, que abrange além da Educação,  o CRAs, através da secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e também  a Secretaria de Saúde. 
Inúmeras pesquisas vêm demonstrando a influência positiva, sobre o desempenho acadêmico, do envolvimento parental na escolaridade dos filhos, o que contribuiria, a termo, para a redução das taxas de evasão e de repetência. Sabe-se que família e escola são instituições de desenvolvimento e aprendizagem, que exercem grande influência sobre a criança. Se as duas trabalharem em sistema de colaboração, poderão contribuir expressivamente para a obtenção de resultados positivos tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento da criança. 
Durante a solenidade de lançamento do Programa, a secretaria de Educação entregará a cada uma das diretoras das Escolas Municipais e Cemeis um exemplar do livro “Quem Ama Educa” e do “Manual de Educação para Filhos”  de Içami Tiba,  como ferramentas à ação pedagógica.


Dia da Família na Escola

Como parte do programa, no sábado, dia 11 de abril, Escola e Cemeis da Rede Municipal de Ensino estarão promovendo o Dia da Família na Escola, envolvendo alunos e pais e responsáveis de alunos para um dia letivo com atividades. Na oportunidade a Escola Municipal Camilo Tavares estará comemorando seus 44 anos de atividade, das 7h30 às 11h40, com missa em ação de graças, apresentações dos alunos, atividades com o Grupo Unis, brinquedos, pintura de rosto, aferição de pressão e teste de glicose.

Também a Cemei Girassol estará com atividades das 8h às 12h, com oficinas  de desenho, pintura, dobradura, arte e jogos, com destaque a oficina da criação da bandeira do Cemei, de onde sairá  o símbolo da Instituição. Um momento de interação família/escola, um oportunidade para que pais e responsáveis vivenciem  junto aos seus filhos, de atividades de diversão e alegria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos