sexta-feira, 10 de abril de 2015

Varginha é a primeira cidade em MG a receber convite para adotar o Programa Cultivando Água Boa

Varginha é a primeira cidade em MG a receber convite para adotar o Programa Cultivando Água Boa
Programa da Itaipu Binacional vencedor do prêmio Água para a Vida (do inglês Water For Life), da ONU Água, na categoria de melhores práticas de gestão de recursos hídricos
Varginha é o  primeiro município em Minas Gerais a receber o convite para adotar o premiado Programa Cultivando Água Boa (CAB). Trata-se de um programa desenvolvido pela Itaipu Binacional. A implantação ocorreu no ano de 2003 e atualmente, o CAB abrange 20 programas, 63 projetos/ações e mais de 2 mil parceiros, sendo desenvolvido nos 29 municípios da região de influência da hidrelétrica – a Bacia do Rio Paraná, parte 3 (BP3) -, onde moram mais de 1 milhão de habitantes.
            O CAB é um conjunto de ações voltadas à quantidade e qualidade das águas; proteção, recuperação e conservação dos solos e da biodiversidade; melhoria dos fluxos ambientais, em sistemas de produção diversificados e limpos; na educação ambiental e na melhoria da qualidade de vida, principalmente dos segmentos socioambientalmente vulneráveis. O programa desperta a necessidade da sustentabilidade planetária que exige, urgentemente, novo comportamento da sociedade.  O Programa é referência para ações, em outras Bacias Hidrográficas nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, principalmente a partir de cooperações e intercâmbios técnicos com prefeituras, associações e ONG’s.  O CAB é vencedor do prêmio Água para a Vida (do inglês Water For Life), da ONU Água, na categoria de melhores práticas de gestão de recursos hídricos. 
            A iniciativa em Varginha é uma realização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e da Prefeitura, através das Secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura. O chefe do Departamento Operacional Sul da Copasa, Guilherme Frasson Neto, explica que Varginha foi escolhida devido a uma série de critérios favoráveis para a implantação do Programa. “ A  escolha foi baseada desde os recursos naturais com bacia hidrográfica até à cultura regional da população”, diz Frasson.
            A apresentação ocorre em dois momentos nesta sexta-feira, 10, na Cidade Universitária do Unis. Pela manhã, cerca de 140 prefeitos de cidades mineiras foram convidados para conhecer o Programa. O prefeito de Varginha, Antonio Silva, fará a abertura. Já à tarde, a apresentação será para aproximadamente 200 donos de propriedades rurais, representantes de cooperativas e sindicatos rurais, além de secretários municipais de agricultura e meio ambiente, de Comitês de Bacias Hidrográficas e de associações regionais. “Esse evento coloca Varginha em posição de destaque no cenário estadual, já que é urgente a necessidade da implantação de ações de preservação ambiental, especialmente dos recursos hídricos”, ressalta o secretário de Meio Ambiente de Varginha, Joadylson Barra
Ferreira.
Apresentação
            A apresentação do Programa Cultivando Água Boa será feita pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, especialista em desenvolvimento sustentável, formado em Direito e que dedica-se à causa ambiental há décadas. Também acompanham a apresentação do Programa, outros representantes da Itaipu Binacional e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde posteriormente, o programa deverá ser implantado também e estendido para outras regiões mineiras.
            O resultado desse encontro será a formação de um comitê gestor que dará início ao processo de implantação do CAB. O gerente da Divisão de Operação e Manutenção Sul da Copasa, Luiz Eduardo Carvalho Gomes explica que são várias as etapas para a implantação do Programa. “A partir da formação do comitê, será realizada uma série de reuniões, a definição da microbacia, ações que incluem a conscientização da população que pode expor reclamações e soluções”, cita como exemplo de algumas das etapas.
            Para o secretário da Agricultura e Pecuária de Varginha,  Estevan Tavares Silva, “este evento traz uma inovação no sentido de ampliar o leque do objetivo água, pois vem junto com ele `Cultivando Água Boa` mais 20 projetos de sustentação que incorporam ações de assistência social à comercialização; é tudo que podemos pensar para fixar o homem na terra”.
Minas Gerais
            O Governo do Estado assinou o Decreto n° 46.730, em 25 de março de 2015, constituindo Grupo de Trabalho para elaborar estudos e propor a revisão, a sistematização e a reestruturação dos programas da administração pública estadual com a finalidade de incorporar, no âmbito do Estado, as boas práticas e as experiências do Programa Cultivando Água Boa. Assinou também um Termo de Cooperação com a Itaipu Binacional que prevê o intercâmbio de experiências, desenvolvimento de estudos e ações para melhorar a gestão dos recursos hídricos em território mineiro.
Fontes para entrevistas:
Joadylson Barra Ferreira, secretário do Meio Ambiente de Varginha: (35) 3690-2311
Estevam Tavares Silva, secretário da Agricultura de Varginha: (35) 3690-2077
Marco Aurélio Ribeiro, gerente do Distrito Rio Verde da Copasa: (35) 3229-5633
Guilherme Frasson Neto, chefe do Departamento Operacional Sul da Copasa: (35) 3229-5601
Luiz Eduardo Carvalho Gomes, gerente da Divisão de Operação e Manutenção Sul da Copasa: (35) 3229-5611; 9802-2138

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos