sexta-feira, 10 de abril de 2015

Apresentação do Programa Cultivando Água Boa atrai para Varginha prefeitos e lideranças de mais de 60 cidades

Apresentação do Programa Cultivando Água Boa atrai para Varginha prefeitos e lideranças de mais de 60 cidades






Prefeitura entrega a Câmara Projeto de Lei que autoriza o município a  celebrar convênio de cooperação com o Estado de Minas Gerais para estabelecer colaboração nos serviços públicos municipais de abastecimento de água e esgoto.

A entrega do projeto aconteceu na durante a abertura da solenidade de aprenetaçã9o do Programa Cultivando Água Boa, no auditório do Unis, na sexta-feira a tarde. O prefeito Antônio Silva entregou ao presidente da Câmara, Romulo Azevedo,  de Projeto de Lei que autoriza o município a celebrar convênio com o Governo de Minas, para a  prestação dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e de esgoto sanitário. A entrega aconteceu nas presenças do vice-presidente da Copasa, júnior Miranda e do Diretor Sudoeste da Copasa João Bosco Senra.
 
A realização do evento de apresentação do Programa Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional, nesta sexta-feira, 10, na Cidade Universitária do Centro Universitário do Sul de MG (Unis MG), foi um marco para
Varginha. A Prefeitura celebrou convênio de cooperação com o Estado de Minas Gerais para estabelecer uma colaboração federativa para o abastecimento de água e esgoto. O evento também colocou Varginha como referência no Estado por ser o primeiro município em Minas Gerais a ser convidado a adotar o CAB. 

Apresentação
A apresentação do CAB deve-se à iniciativa da Companhia de Saneamento de Água e Esgoto de Minas Gerais (Copasa) em parceria com a Prefeitura de
Varginha, através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura. Pela manhã, prefeitos e secretários municipais de mais de 60 municípios conheceram o Projeto. O prefeito de Varginha, Antônio Silva fez a abertura e acolheu os participantes. Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito de Varginha, Vérdi Melo; o presidente da Câmara Municipal de Varginha, Rômulo Azevedo; o vice-presidente da Copasa, Júnior Miranda; o diretor Sudoeste da Copasa, João Bosco Senra; o chefe do Departamento Operacional Sul da Copasa, Guilherme Frasson; o superintendente acadêmico do Grupo Unis, professor Nilton dos Santos Portugal que representou o reitor Stéfano Barra Gazzola e o secretário do Meio Ambiente de Varginha, Joadylson Barra Ferreira. A apresentação do CAB foi feita pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich.
À tarde, a programação foi aberta com a entrega, pelo prefeito Antônio Silva ao presidente da Câmara, Romulo Azevedo,  de Projeto de Lei que autoriza o município a celebrar convênio com o Governo de Minas, para a  prestação dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e de esgoto sanitário.
 Logo após, ocorreu nova apresentação do CAB, desta vez para aproximadamente 200 donos de propriedades rurais, representantes de cooperativas e sindicatos rurais, além de secretários municipais de agricultura e meio ambiente, de Comitês de Bacias Hidrográficas e de associações regionais. “Esse evento coloca Varginha em posição de destaque no cenário estadual, já que é urgente a necessidade da implantação de ações de preservação ambiental, especialmente dos recursos hídricos”, ressalta o secretário de Meio Ambiente de Varginha, Joadylson Barra Ferreira.
O resultado dessa apresentação e do convite para Varginha adotar, pioneiramente, o CAB resulta num comitê gestor que dará adiantamento às fases de implantação do programa na cidade. São parceiros: Cemig, Emater, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Secretaria de Educação (SEE), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
CAB
 CAB foi implantado pela Itaipu Binacional no ano de 2003, atualmente, abrange 20 programas, 63 projetos/ações e mais de 2 mil parceiros, sendo desenvolvido nos 29 municípios da região de influência da hidrelétrica – a Bacia do Rio Paraná, parte 3 (BP3) -, onde moram mais de 1 milhão de habitantes. O projeto é vencedor do prêmio Água para a Vida (do inglês Water For Life), da ONU Água, na categoria de melhores práticas de gestão de recursos hídricos. Friedrich conta que o Cultivando Água Boa é um conjunto de ações voltadas à quantidade e qualidade das águas; proteção, recuperação e conservação dos solos e da biodiversidade; melhoria dos fluxos ambientais, em sistemas de produção diversificados e limpos; focado na educação ambiental e na melhoria da qualidade de vida, principalmente dos segmentos socioambientalmente vulneráveis.
Minas Gerais
            O Governo do Estado assinou o Decreto n° 46.730, em 25 de março de 2015, constituindo Grupo de Trabalho para elaborar estudos e propor a revisão, a sistematização e a reestruturação dos programas da administração pública estadual com a finalidade de incorporar, no âmbito do Estado, as boas práticas e as experiências do Programa Cultivando Água Boa. Assinou também um Termo de Cooperação com a Itaipu Binacional que prevê o intercâmbio de experiências, desenvolvimento de estudos e ações para melhorar a gestão dos recursos hídricos em território mineiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua opinião, este blog está a serviço de todos